São João do Piauí, 18 de outubro de 2018
(86)995258210
Opinião
28/05/2018 20h36
O governo não mediu as consequências da greve dos caminhoneiros

A falta de diálogo com o movimento dos caminhoneiros rendeu ao governo central o aprofundamento da crise política e, consequentemente, um desgaste que o próprio Planalto não conseguiu enxergar, a tempo. Em 05 de outubro de 2017, esse movimento fez seu primeiro pedido ao governo a fim de que o governo atender parte da pauta de suas reivindicações. Mas o governo ignorou.

Na noite do dia 25, quando o governo de Temer, autorizou o uso das Forças Armadas contra caminhoneiros, mostrava mais uma vez que prefere enfrentar as consequências e não as causas de um problema, que, no momento, atinge toda a sociedade, de um modo geral, que vai desde o reajuste desenfreado de combustível praticado pela política de preços adotada pela Petrobras ano passado, até a crise de abastecimento, nos dias de hoje.

Ao agir editando a Garantia da Lei e da Ordem (GLO), em todo o território nacional, o governo sinaliza que perdeu a ponte do diálogo ou que a língua usada para negociar com movimento não é o português. Isso porque, ao negociar com parte dos caminhoneiros que estava no rodoanel, em São Paulo, o govenador Marcio França,  reconhecendo a legitimidade e reivindicação do movimento grevista, acabou por conseguir a desobstrução de vias de acessos bem como a mobilização das cargas dos transportes paralisados, há dias.

O governo age de forma equivocada sempre que, ao encontrar a resistência de movimentos, lança mão do aparato estatal, ao invés de construir um canal de diálogo capaz de debelar a crise sem desgaste, acaba jogando mais querosene na fogueira configurando-se assim como um governo incendiário incapaz de medir as consequências de suas tomadas de decisão.

Portal Mandacaru no Facebook:
Editoriais recomendados
Últimas de editorial
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium