São João do Piauí, 15 de janeiro de 2019
(86)995258210
Piauí
TCE-PI decide que saneamento não é despesa com saúde
TCE-PI decide que saneamento não é despesa com saúde
12/02/2015 12h07
As despesas com saneamento básico, como construção de sistema de abastecimento de água e módulos sanitários domiciliares, bem como de matadouros públicos, não podem ser incluídas no percentual constitucional do orçamento com a saúde. Esse foi o entendimento do plenário do Tribunal de Contas do Estado em resposta à consulta formulada pela promotora Cláudia Seabra.

O TCE seguiu o mesmo entendimento já apresentado na regulamentação da emenda 29, sancionada no ano de 2012, que trata das despesas que podem ser computadas no orçamento da saúde.

De acordo com a Constituição brasileira, os Estados devem destinar 12% do seu orçamento para despesas com saúde. No caso dos municípios, esse percentual sobe para 15%. Acontece que muitos gestores não atingiam esse teto e, para ter as contas aprovadas, incluíam despesas com saneamento básico no cálculo do orçamento da saúde.

Com a decisão aprovada nesta quinta-feira (12) pelo plenário da Corte de Contas, despesas com saneamento básico não podem mais ser levadas em conta como investimento em saúde, pondo fim a um conflito que já dura cerca de 11 anos.

FONTE: Com informações|TCE-PI
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2019 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium