São João do Piauí, 15 de outubro de 2018
(86)995258210
Manchete
Descaso na saúde pública penaliza idoso que vive em situação de miséria
Descaso na saúde pública penaliza idoso que vive em situação de miséria
06/03/2015 00h09
Uma denúncia feita por moradores da Localidade Jacaré deu conta de que um senhor estaria em situação de abandono e miséria. O senhor João Buré, que sobrevive sozinho em uma moradia, é vitima do descaso da Saúde e da Assistência Social município.

Cadeirante, João Buré padece há meses a espera do Sistema de Saúde do município. Segundo ele, já faz alguns meses que luta para se tratar de uma hérnia abdominal. No entanto, até agora nada aconteceu.

O Mandacaru estava no local quando o Agente Comunitário de Saúde (ACS), Mauricio Rodrigues de Sousa visitava pela segunda vez na semana o paciente. O ACS informou que o acamado está dependendo apenas de um encaminhamento para ir se tratar em Teresina.

Em uma moradia miserável, sobrevivendo em condições subumanas e doente, sem cuidados, João Buré padece há meses a espera da Assistência Social do município, que segundo ele não tem resolvido o seu problema.

Há algum tempo atrás necessitando de uma cadeira de rodas, o idoso desamparado foi socorrido por um amigo, que acabou conseguindo o instrumento de locomoção, depois de contatos com terceiros, que prefere não ter o nome revelado.

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Em 2013, a Câmara Municipal aprovou e o prefeito sancionou a Lei Municipal nº 243/2013, que faz a concessão de benefícios eventuais de auxilio natalidade, funeral, situação de calamidade publica e vulnerabilidade temporária. Pela lei, o beneficio eventual se destina aos cidadãos e as famílias que não tem possibilidade de arcar por conta própria com o enfrentamento de contingencias sociais, cuja ocorrência provoca riscos e fragiliza a manutenção do indivíduo, a unidade da família e a sobrevivência de seus membros.

A concessão dos benefícios que a lei prevê deverá ser precedida de relatório circunstanciado, elaborado por Assistente Social, servidor do Município, demonstrando a necessidade do atendimento.

Um levantamento feito pelo Mandacaru junto ao Ministério Desenvolvimento Social e Combate à Fome mostra que em 2014, a execução dos serviços de assistência social do município recebeu R$ 380.724,00 distribuídos nos mais variados tipos de serviços de competência municipal.

Assista ao VIDEO e veja o relato de João Buré

FONTE: DA REDAÇÃO
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium