São João do Piauí, 23 de outubro de 2018
(86)995258210
Saúde
Exercícios aeróbicos – antes ou depois da musculação?
Exercícios aeróbicos – antes ou depois da musculação?
12/03/2015 18h11
Quem pratica musculação e é frequentador assíduo de academia, constantemente se questiona sobre qual a melhor ordem para se praticar os exercícios aeróbicos, antes ou depois da musculação.

Essa questão gera muitas dúvidas e divergências entre profissionais da área e até mesmo entre os estudiosos do assunto. Enquanto alguns acreditam que o ideal é praticar exercícios aeróbicos antes do treino, outros afirmam que os melhores resultados são percebidos ao praticá-los depois dos treinos.

Depois de diversas análises, a conclusão a que se chegou é que não existe uma ordem correta e outra incorreta para a prática dos aeróbicos. O que existe sim é uma variação que se relaciona diretamente ao objetivo pessoal de cada praticante.

Grande parte das pessoas procura uma academia para emagrecer, mas também existem aquelas que querem delinear melhor o corpo, conquistar qualidade de vida ou apenas cuidar da saúde e são esses objetivos que definem qual a melhor ordem para a prática dos exercícios aeróbicos.Quando realizar o treino aeróbico antes da musculação?

Para pessoas que praticam exercícios para ajudar a controlar problemas cardíacos e de pressão, o ideal é iniciar os exercícios pelo treino aeróbico observando sempre a intensidade, para não forçar demais a resistência e nem passar dos limites. Só em seguida é que se deve começar as atividades de musculação.

O mesmo ocorre com quem pretende aumentar a resistência física e cardiopulmonar. Deve-se iniciar pelos exercícios aeróbicos moderados aumentando a sua intensidade, assim, não se limita a eficiência do treino aeróbico.

Quando realizar o treino aeróbico depois da musculação?

Se o objetivo for emagrecer, não importa a ordem em que os exercícios sejam praticados, já que a musculação também funciona como agente emagrecedor e o que importa é o gasto calórico total obtido na soma de ambas atividades.

No entanto, recomenda-se que se iniciem os exercícios pela musculação, já que essa atividade não interfere tanto no desempenho da atividade cardiovascular que será feita em seguida. Ao começar pelo aeróbico, a tendência é ficar cansado mais rapidamente, o que pode comprometer o rendimento nos aparelhos e nos exercícios com peso.

Da mesma maneira, quem pretende ganhar massa muscular, deve realizar o treino de musculação primeiro, por motivos semelhantes ao de quem quer emagrecer, ou seja, para estar com mais disposição para realizar corretamente os treinos com pesos, sem que o cansaço do treino aeróbico possa interferir na execução dos movimentos.

FONTE: Com informações|EducaçaoFisica
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium