São João do Piauí, 23 de agosto de 2019
E-mail: redacao@portalmandacaru.com.br
(86)995258210
Cidades
Municípios perdem verbas milionárias por inadimplência
01/05/2015 10h09
Há pelo menos R$ 100 milhões disponíveis para os municípios piauienses na Funasa (Fundação Nacional de Saúde), para obras de abastecimento d'água e esgotamento sanitário, mas eles não têm capacidade técnica de acessar os recursos.

Segundo dados da Funasa, os problemas são inadimplência das prefeituras junto a órgãos federais, falta de documentos, de licença ambiental e o não atendimento de outras exigências para liberação de recursos públicos.

"É um dinheiro sem contrapartida e voltado para saneamento", explicou. Ele advertiu que a partir do dia 16 de maio todo município que tiver interesse em receber recursos para investimentos em água e esgotos tem que apresentar previamente o projeto municipal de saneamento básico.

Henrique Pires informou que atualmente existem vários convênios em andamento com o estado do Piauí e com vários municípios que chegam a R$ 500 milhões. "Temos meio bilhão de reais em convênios em andamento para abastecimento d´água, tratamento de esgotos e para tratamento de resíduos sólidos", afirmou. Mas, segundo ele, ainda existem mais de 40 projetos parados na Funasa por conta de pendências.

BAIXA GRANDE DO RIBEIRO - O município de baixa Grande do Ribeiro, localizado no sudoeste do Piauí, é o primeiro do Brasil contemplado com obras da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) na área abastecimento d'água e saneamento básico. A obra de implantação e ampliação da rede de abastecimento d'água foi inaugurada quarta-feira pelo governador do Estado do Piauí e pelo presidente nacional da Funasa, Henrique Pires.

Tanto a zona urbana quanto a rural do município foram contempladas, totalizando 95% de cobertura do território com a rede de abastecimento. Segundo Henrique Pires, cerca de 1.115 famílias estão recebendo água nas torneiras de casa. "Com essa obra, quase todas as casas do município passam a ter água encanada", observou ele. A rede de abastecimento possui 80 mil metros. Foram construídos nove poços artesanais, oito reservatórios de 10 mil litros e um reservatório de 200 mil.

FONTE: Diário do Povo
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: redacao@portalmandacaru.com.br

© Copyright 2019 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium