São João do Piauí, 24 de fevereiro de 2019
E-mail: redacao@portalmandacaru.com.br
(86)995258210
Manchete
Pela reforma política, Prefeito Gil terá mandato de 02 anos se ganhar reeleição!
13/05/2015 23h01
O relator da reforma política na comissão especial, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), apresentou hoje (12) o parecer no qual propõe, por exemplo, o sistema eleitoral chamado “distritão”, em que a circunscrição é a própria unidade da Federação no sistema eleitoral majoritário; a manutenção do atual sistema misto de financiamento de campanhas (público e privado); o fim da reeleição para os cargos executivos; a criação do mandato de cinco anos, inclusive para senadores, e da coincidência das eleições.

Em relação à coincidência das eleições, o parecer de Marcelo Castro estabelece que para a coincidência das eleições e da duração dos mandatos, em 2016, os eleitos (prefeitos, vices e vereadores) terão um mandato de dois anos, pois, em 2018, haveria eleição para todos os cargos eletivos de vereador a presidente da República.

Em São João do Piauí, com a proximidade do ano eleitoral, o prefeito Gil Calos (PT), terá que optar ir para a reeleição e governar por dois anos ou aguardar 2018, quando haverá eleições gerais de vereador à presidência da república.

Em 2012, o atual prefeito do município, que é do Partido dos Trabalhadores (PT), conseguiu juntar em torno de sua candidatura partidos como PDT, PMDB, PR, PV e PC do B e saiu vitorioso com 4.385 votos. Já o candidato apoiado pelo então prefeito, Roberth Paulo Paes Landim, Alexandre Mendonça obteve 3.403 votos e ficou em segundo lugar.

No entanto, para que essas regras possam valer já nas eleições do ano que vêm, elas têm que ser aprovadas pela Câmara e pelo Senado e sancionadas até o inicio de outubro deste ano, um ano antes do pleito.

FONTE: DA REDAÇÃO
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: redacao@portalmandacaru.com.br

© Copyright 2019 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium