São João do Piauí, 16 de julho de 2019
E-mail: redacao@portalmandacaru.com.br
(86)995258210
Piauí
Denasus aciona PF para apurar fraude em contratações no Piauí
01/08/2015 08h23
Uma operação que envolve o Tribunal de Contas da União, a Polícia Federal e o Ministério Público de nove estados, incluindo o Piauí, investiga fraudes na contratação de médicos para hospitais públicos. Equipe do Ministério da Saúde (MS) esteve esta semana no Estado averiguando denúncias de irregularidades na contratação de médicos através do Sistema Único de Saúde (SUS) e pelo Programa de Saúde da Família (PSF).

O secretário estadual de Saúde, Francisco Costa, confirmou ao Diário do Povo que uma equipe do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus) esteve no Piauí realizando ações de fiscalização quando comprovaram a ocorrência de fraudes e outras irregularidades relacionadas a contratações em vários municípios.

Além de fraudes no interior, a equipe apurou que existem médicos cadastrados e recebendo pelo SUS, mas que não estão comparecendo regularmente ao trabalho. Foi verificado que os médicos que deveriam estar em atendimento em hospitais públicos, estão atendendo em diversos hospitais e clínicas particulares.

Foram comprovados ainda casos de falsos médicos, que estão exercendo ilegalmente a profissão, ou seja, sem o devido registro no Conselho Regional de Medicina. Segundo relatos, os médicos aparecem no local de trabalho, batem o ponto e vão embora para atender em outro lugar. O controle da frequência é falho, em quase todas as unidades, por não ser ponto eletrônico.

O secretário de Saúde informou que a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) tem ciência das irregularidades no sistema. No caso do SUS, segundo Francisco Costa, as providências já foram adotadas. "O Denasus tem feito fiscalização com frequência na Secretaria e nos municípios. Sabemos das dificuldades para profissionais médicos e tem muita deficiência de médicos principalmente no interior. Têm situações vexatórias. Mas o SUS é muito dinâmico e estamos buscando, junto com o Ministério, novas estratégias para otimizar e melhorar o atendimento", finalizou Francisco Costa.

FONTE: Diário do Povo
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: redacao@portalmandacaru.com.br

© Copyright 2019 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium