São João do Piauí, 18 de junho de 2018
(86)995258210
Política
Debate: Candidatos ao governo do Piauí discutem temas relevantes
Debate: Candidatos ao governo do Piauí discutem temas relevantes
27/08/2014 08h43
O debate realizado pela TV Cidade Verde na noite desta terça-feira reuniu os principais candidatos ao governo do Estado do Piauí e começou com questionamentos sobre o programa do Governo Federal, Bolsa Família e quais os métodos para que o piauiense ganhe independência financeira e saia do programa.

A pergunta foi direcionada a candidata do PCO, Lourdes Melo e ao candidato do PSC, Mão Santa. A cidadania só é garantida para os que têm dinheiro. Quanto a superação do Bolsa Família, a proposta do partido da causa operaria é para que possamos estar garantindo emprego para todos”.

Mão Santa ressaltou medidas feitas pela sua gestão frente ao governo do Estado, como os centros de produção que funcionavam na capital e nos interiores e criticou o programa do Governo Federal: “Não é dar o peixe, é ensinar a pescar”.

O próximo tema sorteado foi sobre saúde pública e sobre a falta de estrutura dos hospitais do interior e o sobrecarregamento dos hospitais da capital que atendem pelo SUS. Daniel Solon do PSTU foi o candidato que respondeu a pergunta e reafirmou que no dia do debate realizado pela TV Antena 10 o HUT foi “maquiado” para favorecer a campanha do atual governador Zé Filho. “Eu peço que os eleitores continuem desconfiados, é importante desconfiar dos candidatos”. “É importante para sabermos quem governa para o povo e para classe trabalhadora e quem governa para quem sempre governou”. O candidato afirmou ainda que uma de suas propostas é a estatização de hospitais privados.

Zé Filho teve espaço para discutir o tema de saúde pública mais uma vez com o candidato Daniel Solon e destacou a importância de saber de onde irão buscar os recursos. “Fazendo com que os grandes empresários paguem impostos, porque hoje só quem paga impostos sou eu e os trabalhadores e, além disso, tem o combater o problema da sonegação, a suspensão da divida pública que só tem a crescer”, respondeu o candidato do PSTU.

O atual governador também falou sobre o número de secretarias no Estado e declarou que, caso seja reeleito, irá realizar uma reforma administrativa no Piauí. "Nós vamos fazer uma reforma administrativa. Nós não tivemos tempo porque entramos no período eleitoral. 29 secretarias é um exagero para um estado como o Piauí e muitas delas fazem a mesma coisa".

O candidato do PT, Wellington Dias, teve que explicar a questão da dívida do Estado durante sua gestão. “A dívida era quase duas vezes a receita de um ano. Eu quando sai deixei em menos da metade e cresceu muito depois que sai, mas aplicaram em áreas que não deram retorno para o estado”.

Durante o debate o clima esquentou entre o governador Zé Filho e o candidato petista Wellington Dias. Zé Filho chegou a chamar o Wellington de mentiroso, minha diferença entre o candidato é que eu falo a verdade, e isso o candidato não está acostumado", disparou.

Wellington chegou a perguntar sobre o problema das helicoverpas, o candidato Zé Filho falou que não sabia do que se tratava e que isto não era vergonhoso. Wellington explicou que helicoverpa se trata de uma lagarta responsável pela destruição de plantações de soja e milho no Piauí.

"Eu não preciso me preocupar com lagarta. Lagarta perigosa é quem põe fogo na Secretaria de Saúde", disparou Zé Filho.

Na sequência o embate com os dois continuou com Zé Filho citando o caso do rompimento da barragem de Algodões: "Como o senhor consegue botar a cabeça no travesseiro sabendo que sua omissão causou a morte de muitas pessoas?".

Wellington respondeu que o seu governo não teve culpa do ocorrido: "Eu ão planejaria uma ação ou me omitiria para tirar a vida de ninguém", disse.

FONTE: Com informações do 45graus
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium