São João do Piauí, 21 de novembro de 2018
(86)995258210
Educação
Para SEDUC-PI, acessibilidade nas escolas do estado serão prioridade
19/08/2015 13h09
Uma tabulação dos dados do Censo Escolar de 2014, elaborada pelo site G1 e divulgada esta semana, informa que no Piauí 33% das escolas possuem acessibilidade. Apesar do percentual está acima da média nacional, que ficou em 27%, a secretária da Educação, Rejane Dias, declara que elevar este total será uma das prioridades da atual gestão.

A secretária possui trabalho reconhecido na inclusão de pessoas com deficiência no Estado e promete fazer o mesmo à frente da pasta da Educação. "Além de aumentar o número de escolas com acessibilidade, temos o plano para expandir o ensino especial, descentralizando para todas as regiões do Estado", relata.

Rejane Dias lembra ainda que o processo de acessibilidade das escolas estaduais foi alavancado no primeiro mandato do governador Wellington Dias. Em apenas um programa, mais de 150 escolas receberam o benefício como parte do programa de inclusão de alunos com deficiência no ensino regular.

O planejamento da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) prevê condições de acessibilidade ao ambiente físico, aos recursos didáticos e pedagógicos de ensino regular. Além disso, todas as novas obras e reformas devem contemplar o acesso às pessoas com deficiência.

Censo

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatísticos educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. O Censo coleta dados sobre estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, profissionais escolares em sala de aula, movimento e rendimento escolar.

Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como alimentação e transporte escolar, distribuição de livros, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

FONTE: CCCOM
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium