São João do Piauí, 18 de dezembro de 2018
(86)995258210
Manchete
Rejane Dias fala da importância do Fórum Regional em São João do Piauí
22/08/2015 17h23
A secretária de Educação do Estado e ex-secretária da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Rejane Dias, falou da importância da realização do fórum Regional de Politicas Públicas para Pessoa com Deficiência, em São João do Piauí, na noite de ontem (21.ago.2015).

Acompanhada de várias autoridades estaduais como Helder Jacobina, Viviane Faria, Secretário da Seid - Mauro Eduardo e o Secretaria da Assistência Social e da Cidadania (Sasc), Henrique Rebêlo, Rejane Dias disse que foi um momento muito rico por ter havido as presenças das secretarias de Educação, da Saúde, da ADH e da Assistência Social.

Rejane falou também de uma lei de sua iniciativa, ainda quando deputada estadual. O Passe Livre Cultura é uma lei de autoria da deputada estadual Rejane Dias, sancionada e regulamentada este ano pelo governador Wellington Dias. O benefício garante o acesso a eventos para pessoas com deficiência com renda per capta familiar de até um salário mínimo.

 (Rejane Dias tira fotos com Pessoas Especiais/ Fórum de São João do Piauí)

Segundo Rejane Dias, o Estado está desenvolvendo políticas inclusivas nas escolas com a ampliação das salas multifuncionais, trabalhando a politica pedagógica da Educação voltada para as pessoas com deficiência. Para isso, será necessária a capacitação dos professores a fim de que saibam lidar com as pessoas com  deficiência.Política de Acessibilidade

Ainda sobre politica de acessibilidade, a Secretária falou dos números recentes que mostram que o Piauí está acima da média nacional, que é 27%. De acordo com o levantamento, o Piauí aparece com 33% de suas escolas com rampas de acessibilidade. No entanto, Rejane Dias disse que deverá elevar esse percentual para sua totalidade, 100%. “ Se voce não garantir a acessibilidade nas escolas, desde a acessibilidade arquitetônica dos prédios, bem como preparar as pessoas para o atendimento ao deficiente, voce não consegue avançar”, destacou Rejane.

Mesmo tendo avançado com a politica de acessibilidade no estado, ela parou! Para a Secretária de Educação, o Estado do Piauí começou bem, mas quando chegou em 2010, ele, o estado , deixou de investir, de modo que agora serão retomadas todas as ações de politicas de acessibilidade para a pessoa com deficiência.

Aparelhamento das escolas

Como forma de melhor dar condições ao alunado e proporcionar uma melhor educação, a Secretária destacou a importância de aparelhar as escolas com sala de informática, laboratório de ciências, biblioteca, quadra coberta, refeitório. Equipamentos que para ela , são necessários para o bom funcionamento das unidade escolares.

FONTE: DA REDAÇÃO
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium