São João do Piauí, 19 de junho de 2018
(86)995258210
Educação
SEDUC-PI aposta em nova climatização para salas de aula nas escolas públicas
10/09/2015 23h06
Em visita realizada hoje (10) pela secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, à Unidade Escolar Anísio de Abreu, na zona norte de Teresina, foi apresentado o projeto para uso de climatizadores evaporizadores nas salas de aula. A unidade está recebendo parte dos alunos do Liceu Piauiense, que reivindicaram a climatização dos ambientes da escola.

A escola será utilizada como projeto piloto para a utilização destes equipamentos que, segundo o fabricante, reduzem a temperatura ambiente entre 10 a 15 graus. "O departamento de engenharia da Seduc demonstrou o funcionamento do equipamento, e é surpreendente como ele deixa a temperatura da sala mais agradável. Esse é um projeto piloto. Precisamos agora verificar a viabilidade do uso desse equipamento em outras escolas da Seduc", afirmou Rejane Dias, Secretária de Estado da Educação.

Segundo o diretor da Unidade de Gestão de Rede Física da Seduc, o equipamento permite a climatização das salas de aula com menor custo. "Não é necessária a construção de subestações, o custo com a manutenção é bem reduzido e o consumo de energia chega a 90% menos que os aparelhos de ar-condicionado. O aparelho funciona como evaporizador, mas não joga água para dentro da sala de aula. Além de não ser necessária adequação das salas com forro", esclareceu Dorival Danúzio.

O próximo passo da Seduc é analisar o funcionamento do aparelho por um mês e apresentar os resultados ao Governador Wellington Dias, para, posteriormente, verificar a possibilidade de instalação em outras escolas da rede estadual de ensino. Escola Anísio de Abreu

Localizada na zona norte de Teresina, a Unidade Escolar Anísio de Abreu oferta o curso do Proeja, no turno noturno e atende a 165 alunos. Hoje a escola também abriga os alunos do Colégio Liceu Piauiense, enquanto esta passa por reforma. São 735 estudantes matriculados no Ensino Médio Profissionalizante, nos turnos manhã e tarde.

"Nesse período de calor intenso, o chamado BR-O-BRÓ, estudar em sala de aula com temperatura amena é necessário. Por isso estamos acelerando o processo de climatização. Assim dispomos de mais conforto aos alunos", enfatizou a Secretária de Estado da Educação, Rejane Dias.

FONTE: CCCOM
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium