São João do Piauí, 24 de setembro de 2018
(86)995258210
Piauí
Crise afeta entrada de novos beneficiados no Bolsa Família
21/09/2015 11h41
O Programa Bolsa Família no Piauí complementa a renda de 476 mil famílias em todo o estado. Apesar disso, o número de beneficiados poderia ser ainda maior se dependesse da demanda dos piauienses pelo auxílio. Mas em função da crise econômica brasileira, a perspectiva é que esse número permaneça o mesmo até o final do ano. A informação foi confirmada pela diretora da Unidade de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Kalliandra Moura, que é responsável pela coordenação do programa no Piauí.

Segundo ela, a meta do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), é manter o número de famílias contempladas estável. Kalliandra informou que desde janeiro que nenhum novo beneficiário foi contemplado pelo Bolsa Família no Piauí. "O que estão nos passando é que vai se manter a estabilidade. Não vai ser aumentado nem vai ser diminuído o número de beneficiários, pelo menos nessa situação de crise. O que eles estão procuraram fazer é manter essa estabilidade no Bolsa Família", explicou a diretora.

Segundo ela, o benefício continua sendo necessário para complementar a renda dos piauienses em condição de vulnerabilidade. Kalliandra afirma que o número de beneficiados no Piauí poderia ser maior. "Eu creio que o ano de 2015 está sendo bem atípico porque nós poderíamos estar atendendo mais famílias e isso não só no estado do Piauí, mas em todo o país. Nós poderíamos estar atendendo bem mais pessoas, mas existe o norteamento do governo federal e do MDS no sentido de que pelo menos estamos mantendo a estabilidade porque não se está mexendo no programa", ressaltou a diretora da Suas no Estado.

Atualmente, 13,9 milhões de famílias estão recebendo o auxílio no Brasil. No Piauí, as 476 mil famílias contempladas recebem em média R$ 186,81. A previsão é que em setembro sejam transferidos para o Estado um total de mais de R$ 84 milhões através do benefício. O Programa Bolsa Família funciona como um complemento para o sustento de famílias de baixa renda com acompanhamento, nas áreas de saúde e educação, das crianças, adolescentes e mulheres grávidas que recebem o benefício.

Quem o controle e o monitoramento do programa no Piauí é a Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), que trabalha na supervisão e na capacitação das equipes que vão operar os serviços, através da Unidade de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Vale lembrar que as famílias cadastradas precisam passar pelo recadastramento a cada dois anos. Algumas famílias perdem o benefício por não ser mais perfil do programa ou por falta de atualização desse cadastro, mas por outro lado tem o beneficiário que faz a devolução voluntária, que é tão simples quanto o recadastramento.

FONTE: Diario do Povo
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium