São João do Piauí, 21 de janeiro de 2018
(86)995258210
Edital para as eleições de diretores de escolas do estado foi publicado há quase um mês
Edital para as eleições de diretores de escolas do estado foi publicado há quase um mês
08/10/2015 23h35

Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), o decreto nº 17.186/2015 que trata da seleção interna para a escolha de diretores e coordenadores pedagógicos das escolas públicas da rede estadual de ensino.

 

Há quase um mês que foi publicado, o decreto define como serão feitas as escolhas de diretores e coordenadores que atuarão nas unidades escolares do estado do Piauí.

 

O processo seletivo será realizado em três etapas, sendo que a primeira será através da seleção pública, a segunda pelo processo formativo na área da gestão e a terceira e última, pela eleição direta e secreta a serem realizadas nas escolas. Da três etapas, somente o cargo de diretor deverá ser pelo processo de escolha, nas escolas em que haja mais de um candidato concorrendo.

 

COMO CONCORRER

 

Para concorrer a uma vaga ao cargo de gestores escolares, o candidato deverá às seguintes exigências: a) não ter sofrido penalidade, por força de procedimento administrativo disciplinar, cível ou criminal nos quatro últimos anos que antecederam ao processo atual de escolha; possuir diploma de nível superior (graduação);

c) ter experiência mínima de 2(dois) anos de efetivo exercício no magistério, devidamente comprovada e d) especificar a escola e o cargo para onde deverá concorrer.

 

Segundo o decreto, estarão aptos a compor o banco de gestores escolares, os candidatos que , numa escala de 0(zero) a 100(cem), obtiverem média igual ou superior a 60 na primeira etapa do processo. Já na segunda , o candidato deverá participar de um curso de gestão escolar oferecido pela SEDUC-PI, sendo que deverão ter frequência de no mínimo, 90%.

 

Os candidatos da segunda fase deverão apresentar, ao fim do curso de gestão, como Trabalho Final de Curso um plano de gestão para escola e o cargo para o qual está concorrendo.

 

A terceira e última fase, será a seleção propriamente dita, em que acontecerão as eleições nas unidades escolares onde houver mais de dois candidatos concorrendo à vaga de diretor.

 

QUEM PODE VOTAR

 

1 - Alunos que estejam regularmente matriculados na escola há três meses e tenha idade de 12 anos e que esteja no 6º ano do ensino fundamental;

2 - Professores e servidores do quadro permanente (efetivo);

3-Pais ou mães ou responsáveis pelo aluno matriculado, com direito a um voto único por família, independente do numero de filhos matriculados na escola.

O SINTE-PI poderá fazer o acompanhamento do processo eleitoral de escolha do diretores nas escolas do estado.

 

Em São João do Piauí, pelo menos três unidades escolares de ensino regular deverão ter eleições( Unidade Escolar Dirceu Arcoverde, Escola Salomão Carvalho e Centro Estadual de Educacional Profissional Francisco Antônio Paes Landim Neto), visto que os atuais diretores foram nomeados pela SEDUC-PI para que o ano letivo tivesse início, no dia 09 de março de 2015.

FONTE: DA REDAÇÃO
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O portal de notícias mais completo de São João do Piauí

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium