São João do Piauí, 15 de agosto de 2018
(86)995258210
Saúde
Ministério Público apura irregularides no funcionamento do HEMOPI
Ministério Público apura irregularides no funcionamento do HEMOPI
20/11/2015 08h55

O Ministério Público, por meio da Promotora de Justiça, Cláudia Seabra, expediu uma recomendação ao Estado para que adote uma série de providências para adequar as condições de funcionamento do HEMOPI - Hemocentro do Piauí.

Um relatório de inspeção sanitária, elaborado pela ANVISA em conjunto com a Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado, apontou que o Hemocentro do Piauí não cumpre os itens de controle sanitário críticos, estando classificado como Médio Alto Risco, com 67,77%, de acordo com o método de avaliação de risco potencial dos serviços hemoterápicos. 

 

A inspeção teve por objetivo verificar os requisitos de Boas Práticas do Ciclo do Sangue, a fim de que seja garantida a qualidade dos processos e produtos para eliminar ou minimizar o risco sanitário dos serviços visando à segurança transfusional dos pacientes.

O MP também constatou que o HEMOPI está funcionando sem licença sanitária. O órgão é o único, responsável pela gestão das Políticas Públicas de Sangue do Ministério da Saúde no Piauí, atendendo a toda a rede pública e privada de saúde do Estado, além de realizar atendimento ambulatorial aos pacientes portadores de doenças hematológicas.

A recomendação dá um prazo de 10 (dez) dias, a contar do recebimento, para que o Secretário de Saúde do Estado Francisco Costa e o Diretor Geral do HEMOPI, Jurandir Martins dos Santos Filho, se manifestem acerca do assunto, apresentando a comprovação das providências implementadas para o cumprimento dos itens.

 

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium