São João do Piauí, 20 de julho de 2018
(86)995258210
Piauí
Recadastramento bloqueia quase 6 mil contracheques de servidores
Recadastramento bloqueia quase 6 mil contracheques de servidores
05/12/2015 16h55

O secretário estadual de Administração e Previdência, Franzé Silva, informou ontem que 5.940 dos 99.012 servidores estaduais não fizeram o recadastramento do funcionalismo público do Piauí. Destes, 2.453 são de Teresina e 3.487 são do interior. Todos eles já tiveram os contracheques bloqueados e não recebem os salários de dezembro, o que deve promover uma economia de R$ 6.078.527,48 aos cofres públicos, segundo o secretário.

Os dados foram revelados ontem na Secretaria Estadual de Administração e Previdência, durante o anúncio do resultado do recadastramento dos servidores públicos estaduais. Pelos dados apresentados pelo secretário, não se recadastraram 904 servidores ativos, 729 inativos e 820 pensionistas, totalizando os 2.453 da capital. Franzé Silva disse que os servidores já foram notificados por meio de edital e têm um prazo de 7 a 18 de dezembro para comparecerem à Secretaria de Administração.

O comparecimento dos faltosos é para atualizar o cadastro e desbloquear os contracheques. Se isso não acontecer dentro do prazo anunciado, eles responderão a um processo administrativo para serem excluídos definitivamente da folha de pagamento. A Secretaria divulgou o edital público de notificação dos servidores que não se recadastraram. A Procuradoria Geral do Estado vai acompanhar todos os casos. Os nomes dos faltosos já estão publicados no site da Secretaria.

Franzé Silva disse que o Censo Previdenciário promovido no Piauí foi o que atingiu melhor número de servidores recadastrados comparando com o que já foi feito em outros estados brasileiros, com 94% do total de servidores. Ele destacou que o cadastramento tem o objetivo de planejar a gestão pública e promover uma administração eficiente e transparente. A Secretaria de Administração lançou o recadastramento do servidor no dia 23 de junho. 

O recadastramento teve o propósito de atualizar os dados cadastrais dos servidores ativos, inativos, pensionistas, comissionados exclusivos, contratos temporários e prestadores de serviços. Na primeira etapa, com cadastro não presencial, feito pela internet, quase 10 mil servidores não fizeram o recadastramento. Por conta disso, foi aberto um prazo de mais 30 dias para que os servidores se regularizassem. A segunda fase, realizada de 24 de setembro a 27 de novembro, foi totalmente presencial e com coleta de dados biométricos.

Os servidores foram atendidos de acordo com o mês de nascimento. Segundo o secretário Franzé Silva, a finalidade do recadastramento não é economizar recursos financeiros e sim de utilizar melhor os recursos financeiros do Estado e de reconhecer os servidores que se qualificaram mais. "O Estado ganha em qualidade e quantidade de serviços, contribuindo de uma forma a atender melhor aos interesses do cidadão", finalizou.

FONTE: Diário do Povo
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium