São João do Piauí, 20 de agosto de 2019
E-mail: redacao@portalmandacaru.com.br
(86)995258210
Piauí
Agespisa alerta para uso racional da água nos meses mais quentes
Agespisa alerta para uso racional da água nos meses mais quentes
04/09/2014 17h13
No período mais quente do ano, o consumo de água em Teresina aumenta cerca de 20% em relação aos demais meses. Mas, independente da época, o uso racional da água deve ser um hábito permanente. Ações simples, como redução no tempo do banho e não lavar carros com a mangueira fazem diferença no abastecimento da cidade.

Um banho de 15 minutos, por exemplo, exige 105 litros de água. Reduzindo o tempo para 10 minutos o consumo cai para 70 litros. Já deixar a mangueira aberta enquanto lava o carro gera um gasto de 360 litros. Para essa tarefa, basta usar a água de um balde pequeno.

A válvula de descarga também é um grande vilão no consumo de água. Sozinho, o vaso sanitário pode ser responsável por 50% do que se gasta em uma residência. Para evitar vazamentos é importante se certificar de que a válvula de descarga esteja funcionando perfeitamente, se não há manchas de umidade nas paredes e calçadas.

Outra medida importante é verificar se todas as torneiras estão vedando adequadamente. Uma torneira que fica gotejando durante um mês representa um desperdício de dois mil litros, o suficiente para atender as necessidades de uma pessoa por 14 dias.

"O uso da água de forma consciente contribui para o equilíbrio do sistema de abastecimento. Quando há economia, é possível garantir água para mais pessoas", ressalta o presidente da Agespisa, José Augusto Nunes.

FONTE: Com informações Agespisa
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: redacao@portalmandacaru.com.br

© Copyright 2019 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium