São João do Piauí, 19 de setembro de 2019
E-mail: redacao@portalmandacaru.com.br
(86)995258210
Piauí
Piauí tem 4.700 mandados de prisão em aberto, diz juiz
Juiz José Airton Medeiros, da Corregedoria Geral de Justiça
Piauí tem 4.700 mandados de prisão em aberto, diz juiz
18/02/2016 09h50

O juiz auxiliar da Correge-doria Geral do Tribunal de Justiça, José Airton Medeiros, informou ontem que há mais de 4.700 mandados de prisão em aberto aguardando o cumprimento. A população carcerária do Estado é de 3.500 presos, sendo que o Estado não tem capacidade para dar cumprimento aos mandados porque não teria onde colocar os presos. A solução para o problema tem sido as audiências de custódia para liberar os presos menos perigosos detidos pela Polícia.

 

Segundo informações do Tribunal de Justiça, desde o dia 21 de agosto do ano passado, quando foi implantada a audiência de custódia, foram realizadas 562 audiências até agora em Teresina. "A audiência de custódia é muito importante para garantir celeridade e efetividade ao Judiciário", explicou o juiz José Airton Medeiros. Este sistema tem contribuído também para reduzir o número de presos provisórios no estado, que já chegou a 70% do total de detidos no sistema prisional e está agora em aproximadamente 60%.

 

O grande problema no caso do preso provisório é a demora para ele ser levado a julgamento - muitos passam vários anos sem julgamento. O juiz titular da Central de Inquéritos, Luiz de Moura Correia, entregou, na última segunda-feira, ao corregedor-geral de Justiça, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, relatório estatístico das audiências de custódia realizadas até 5 de fevereiro de 2016. Segundo o levantamento, foram proferidas 301 decisões convertendo as prisões em flagrante em prisões preventivas, o que corresponde a 53,56% do total.

 

Outros 261 réus (46,44% do total) obtiveram liberdade ou relaxamento de prisão. O índice de reincidência após a audiência de custódia é de 1,6%, sendo nove presos reincidentes. Ainda de acordo com o relatório, 253 dos presos em flagrantes encaminhados às audiências de custódia eram primários; 215 possuíam maus antecedentes; e 85 eram reincidentes.

 

 

 

FONTE: Diario do Povo
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: redacao@portalmandacaru.com.br

© Copyright 2019 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium