São João do Piauí, 11 de dezembro de 2018
(86)995258210
Professores do município de São João do Piauí ameaçam greve se piso não for reajustado
29/02/2016 14h57

Com a aprovação do novo piso salarial do magistério divulgado pelo O MEC (Ministério da Educação), em dezembro passado, os profissionais de educação e os governos, estaduais e municipais, vêm travando uma batalha sobre a possiblidade de reajustar ou não o que está previsto na Lei 11.738/2008.

 

O MEC, por sua vez, reajustou em 11,36% o piso. Atualmente, o menor salário que o profissional da educação, que trabalha 40 horas semanais pode receber é R$ 2.135,64.Em 2015, o piso era R$ 1.917,78.

 

No Piauí, a batalha entre governo e sindicato se estende sem previsão de solução do conflito. De um lado, a categoria reivindica o reajuste criado por lei; pelo outro, o governo alega o estado não poder pagar os 11,36% fixado pelo MEC.

 

No município de São João do Piauí, a categoria já se articula no sentido de também cruzar os braços, caso o Prefeito Gil Carlos Modesto Alves(PT) se recuse a reajustar o piso nacionalmente reajustado dos profssionais do magistério.

 

ADIAMENTO

 

Os Estados e municípios queriam que o reajuste do piso salarial fosse adiado para agosto e que o índice fosse 7,41% e não 11,36%, como prevê a lei. O reajuste, concedido anualmente, é divulgado em janeiro.

 

"O MEC tem que cumprir a lei. Recebemos uma carta de governadores e entidade dos prefeitos, propondo o adiamento da divulgação do valor do piso", afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

 

Segundo ele, foi feita uma reunião com o fórum que acompanha o piso salarial nacional. "Reconhecemos que há problemas fiscais nos municípios. Mas não se pode solicitar ao MEC desrespeitar a lei."

 

Há ainda uma demanda para rever a política de complementação dos salários dos professores da educação básica. "O MEC está aberto a isso, desde que a nova proposta tenha ampla maioria", disse o ministro.

FONTE: REDAÇÃO
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas do blog
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium