São João do Piauí, 18 de dezembro de 2018
(86)995258210
Piauí
Fontes para carros-pipas também secaram no Piauí
Fontes para carros-pipas também secaram no Piauí
11/09/2014 10h26
A situação de desabastecimento de água está no momento mais crítico dos últimos anos. Por causa da falta de chuva, vários municípios podem ficar sem o abastecimento. A secretária de Defesa Civil, Simone Araújo, alertou ontem que os mananciais onde os carros-pipas são abastecidos estão secando. "Estamos no início do período mais quente do ano e se os mananciais secarem, a situação ficará ainda mais complicada, pois não haverá água para beber".

Ela afirmou que a situação foi alertada pelos prefeitos. "A prefeita da cidade de Jaicós nos avisou da situação na sua cidade que os locais onde os carros-pipas abastecem estão secando. Os gestores de outras cidades, como Belém do Piauí, Padre Marcos e Queimada Nova, entraram em contato com a Secretaria de Defesa Civil e relataram o problema", afirmou a secretária.

Para se ter uma ideia em Jaicós, segundo Simone Araújo, o manancial que abastece os carros-pipas está abaixo da metade do seu nível. "Estamos no mês de setembro e as previsões são de uma seca intensa, sem previsão para uma solução para o abastecimento.

Simone Araújo disse ainda que a falta de recursos para os programas de convivência com a seca ainda deixam a situação pior. "Para se ter uma ideia, estamos lutando para liberar a última parcela de R$ 2 milhões para perfurar poços", frisa. "Acho que estamos vendo um processo de retaliação contra o Estado do Piauí", afirma a secretária. Ela disse que em novembro de 2013 foi a liberação da última parcela de um recursos de R$ 6 milhões para perfuração de poços. "Assim que assumi a Secretaria, eu fui a Brasília saber por que não tínhamos o restante destes recursos.Mas fui informada que eram falhas na prestação de contas. Já resolvemos tudo e informamos à Secretaria Nacional de Defesa Civil. Mas, ele informaram que só podem mandar técnico para fazer uma vistoria no ano que vem".

A Defesa Civil espera os recursos do governo federal para furar poços nesses municípios onde os mananciais estão secando. "Estamos aguardando a última parcela, pois este recurso já está empenhado. Só falta a liberação, por isso acredito em retaliação política e queremos que ela acabe".

As informações da Secretaria Estadual de Defesa Civil mostram que as cidades mais atingidas pelos efeitos da seca são Jaicós, Belém do Piauí, Padre Marcos e Queimada Nova, além da região conhecida como cristalino, que compreende, entre outros, os municípios de Caridade, Curral Novo e Pio IX

FONTE: Diário do Povo
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium