São João do Piauí, 17 de novembro de 2018
(86)995258210
Educação
Lei determina residência pedagógica para professores da educação básica
27/03/2016 08h33

Os professores da educação básica poderão ter que cumprir uma etapa de residência pedagógica, segundo prevê o Projeto de Lei do Senado Federal (PLS) 6/2014. O relatório terminativo foi lido pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) durante a sessão de terça-feira, 22 de março. Ele modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para acrescentar a capacitação de 2 mil horas aos licenciados com até 3 anos de formação.

 

De autoria do senador Ri-cardo Ferraço (PSDB-ES), o projeto indica a residência pedagógica a, no mínimo, 4% dos professores em cada sistema de ensino e com remuneração por meio de bolsas de estudos. A justificativa é que há defasagem na formação de professores, que dificulta o conhecimento das condições do ambiente escolar.

 

A relatora na CE, senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), recomenda a aprovação do projeto com emendas. Ela argumenta que uma carga horária de 2 mil horas fugiria ao escopo da proposta, e sugere a redução do tempo de residência pedagógica para de 1,6 mil horas, no mínimo. Outra emenda da parlamentar incluída ao texto sugere que o programa de bolsas seja implementado gradualmente entre 2017 e 2024.

 

Para a relatora os detalhes da regulação da residência não deveriam ser incluídos na LDB, mas em artigo específico da lei que resultar do projeto em análise. Em outra emenda, Marta

 

Pauta - Também estava na pauta da Comissão, em decisão terminativa, o projeto que proibe a cobrança de taxa adicional para alunos com deficiência, em escolas públicas e particulares de todo o país. O PLS 45/2015 determina que as escolas elaborem uma planilha com os custos da manutenção e desenvolvimento do ensino e com o financiamento de serviços e recursos da educação especial, para que nenhuma taxa extra seja cobrada dos pais dos alunos com deficiência. A deliberação foi adiada.

 

 

 

FONTE: DiariodoPovo
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium