São João do Piauí, 27 de junho de 2019
E-mail: redacao@portalmandacaru.com.br
(86)995258210
Piauí
No Piauí, mais de 1.200 advogados respondem a processos
Presidente da OAB-PI, Chico Lucas
No Piauí, mais de 1.200 advogados respondem a processos
08/05/2016 09h42

Existem mais de 1,2 mil processos em andamento no Tribunal de Ética da OAB/PI, segundo o Segundo o presidente do Tribunal de Ética, Hamilton Ayres Mendes Lima Júnior. Ele afirmou que não estatísticas sobre a área dos processos em questão e o número de advogados que já foram punidos esse ano, por terem extrapolados as suas funções e o estatuto da Ordem. 

"Não temos essa estatística ainda, porque somos uma gestão nova e recente. Ainda não levantamos por área e por processo. Não temos como avaliar se os processos são de jovens advogados, de advogados previdenciários ou de advogados criminalistas. Não temos esses dados específicos", afirmou o presidente do tribunal, Hamilton Mendes.  

O presidente da OAB/PI, Chico Lucas, garantiu que os advogados que extrapolam em suas ações respondem ao Tribunal de Ética e são punidos pelo conselho. "Observamos que os advogados que ultrapassam as suas funções são punidos. Tem vários punidos. Não temos esses números, mas o presidente do Tribunal de Ética tem isso", adiantou. Mas o presidente não tinha a estatística.

Chico Lucas garantiu que os advogados denunciados e com a denúncia comprovada, são punidos seguindo as normativas do Tribunal de Ética e do Estatuto da Ordem. "Inclusive, tendo que devolver o que extrapolarem às suas prerrogativas. O que for considerado abusivo, quando for o caso", comentou o presidente da OAB/PI.

Hamilton Lima Mendes Júnior comentou que ainda tem poucas informações sobre os processos julgados. A não ser os de 2014 e 2015 que seriam publicados no site a Ordem e seriam tornados públicos. "Esses estão à disposição de qualquer pessoa", acrescentou.

Sobre os processos atuais, ele disse que nos primeiros meses do ano foram contabilizados mais de 1,2 mil processos, sendo que tem pouco mais de 7 mil advogados atuando em Teresina, de um total de 10 mil no Piauí, sendo que a Ordem já expediu mais de 15 mil carteiras.

A maioria dos processos, no entanto, são referentes a inadimplência, de advogados que não estão pagando com regularidade a anuidade da OAB/PI e respondem a processo ético no Tribunal.

"Os processos ético são das mais diversas origens. É um número relativamente alto. Mas não podemos dizer a natureza deles. Temos que esperar o trânsito em julgado, porque esses citados são os que estão em andamento", acrescentou Hamilton Júnior.

FONTE: DiariodoPovo
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: redacao@portalmandacaru.com.br

© Copyright 2019 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium