São João do Piauí, 25 de maio de 2019
E-mail: redacao@portalmandacaru.com.br
(86)995258210
Piauí
Eletrobras quer reajuste de tarifas da energia elétrica
Eletrobras quer reajuste de tarifas da energia elétrica
26/05/2016 18h47

Mais uma empresa do grupo Eletrobras está em situação de calamidade financeira. A Cepisa, responsável pela distribuição de energia em todo o Estado do Piauí, quer um reajuste extraordinário de tarifas. E com urgência, em até 30 dias.

 

Sem isso, alega, não terá como arcar com uma dívida de quase 100 milhões de reais com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), onde ocorrem os acertos de contas entre os agentes do setor elétrico.

 

A empresa pede uma medida cautelar para suspender os pagamentos até que o reajuste extraordinário seja aprovado. A inadimplência junto ao órgão gera uma série de problemas, suspendendo inclusive o repasse de valores e subsídios administrados pela própria Eletrobras.

 

Em pedido feito à Aneel, a Cepisa afirma que tem amargando prejuízos desde 2013, quando, por conta da seca, teve de recorrer ao mercado de curto prazo de energia, a valores elevados, para garantir o abastecimento dos clientes. O cenário se agravou com o aumento da inadimplência pelos clientes e dos “gatos”.

 

PREJUÍZO DE MAIS DE R$ 300 MILHÕES POR INADIMPLÊNCIA

 

Atualmente o prejuízo causado pela inadimplência de consumidores com a Eletrobras ultrapassa os R$ 300 milhões em todo o Piauí, a empresa iniciou um plano de recuperação de receita, que oferece aos consumidores melhores condições de pagamento e, paralelamente, trabalha mais fortemente a suspensão do fornecimento de energia em operações de campo.

 

Segundo a empresa, grande parte dos débitos vêm de órgãos públicos, em especial de prefeituras no interior do estado. Atualmente, 10% dos municípios piauienses estão inadimplentes com a Eletrobras.

 

Segundo a diretora comercial da empresa, Rafaela Moreira, são 113 equipes em campo no Piauí. “Semana passada iniciamos com Teresina e Parnaíba, agora temos equipes em Bom Jesus, Picos e Floriano. Estamos intensificando a fiscalização para identificar desvios e fraudes”, declarou.

 

 

 

FONTE: PortalAZ
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: redacao@portalmandacaru.com.br

© Copyright 2019 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium