São João do Piauí, 20 de maio de 2018
(86)995258210
Governo do Piauí e Seduc adotam medidas para garantir segurança nas escolas
23/06/2016 19h45

Uma reunião convocada pela Secretaria de Estado da Educação definiu ações para garantir mais segurança às escolas públicas estaduais. O encontro foi coordenado pelo governador Wellington Dias, com a presença do secretário de Segurança, Fábio Abreu, do comandante da PM, Cel. Carlos Augusto, do delegado geral, Riedel Batista, além da secretária de Estado de Educação (Seduc), Rejane Dias.

 

Durante o encontro foram discutidas medidas visando a diminuição dos casos de assaltos ou furtos, dentro e fora das escolas. As ações serão adotadas pela Segurança Estadual, com apoio da Educação. Rejane Dias comentou que desde o ano passado a Seduc já atua em conjunto com a Segurança para reduzir os casos de violência nas escolas, mas que as ações precisam ser ampliadas.

"Devido ao alto índice de crimes registrados em 2015, a Seduc já havia solicitado o aumento do número de viaturas e do contingente do Pelotão Escolar (CIPE) reduzindo drasticamente os casos nos bairros mais problemáticos, como o Promorar e Dirceu. Porém, ainda registram-se ocorrências desses crimes, principalmente em localidades mais afastadas", comentou.

 

Desta forma ficou decidido que a Secretaria de Segurança, com o apoio da Seduc, vai adotar medidas que visam: aumentar a presença policial nas regiões de maior incidência desses tipos de crime; aumentar o monitoramento por câmeras; fazer intervenções físicas para dar mais proteção às unidades escolares e realizar campanhas contra o uso de drogas entre os alunos da rede estadual.

 

VEJA AS AÇÕES DE SEGURANÇA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

 

1) Presença ostensiva da polícia através dos batalhões de cada região em Teresina e, se necessário, com a compra de folga dos policiais para que fiquem no interior das unidades escolares.

 

2) Instalação do Sistema de Vigilância por câmeras nas escolas com maior incidência e localizadas em regiões mais vulneráveis, interligado diretamente à CIPE (Pelotão Escolar) e à Secretaria de Educação, com monitoramento constante.

 

3) Monitoramento e tipificação das ocorrências e dos acusados, com o apoio do Pelotão Escolar, para facilitar a ação da Polícia Civil na investigação dos casos e das estratégias preventivas pela Polícia Militar.

 

4) Aumento dos muros das escolas, já em execução.

 

5) Operação deflagrado pela polícia civil no sentido de investigar os furtos ocorridos dentro das escolas e pontos de venda de drogas próximo às escolas.

 

6) Palestra de prevenção ao uso de Drogas que serão ministradas pela PM e o programa Testemunho Vivo, em parceria com a Fazenda da Paz.

 

O Governo do Estado também trabalha na modificação da legislação estadual de forma a possibilitar à Justiça a internação compulsória de menores envolvidos em atos infracionais nas escolas e que sejam usuários de drogas.

FONTE: CCCOM
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium