São João do Piauí, 19 de agosto de 2018
(86)995258210
Educação
Estudantes apresentam projetos que representarão o Piauí no Parlamento Jovem
23/09/2016 03h34

De 26 a 30 de setembro, dois estudantes piauienses representarão o Piauí na edição 2016 do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Antonia Maria Ferreira e João Marcos Silva, matriculados na Unidade Escolar Nossa Senhora da Paz e Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) João Henrique de Almeida Sousa respectivamente, foram os piauienses selecionados pela Câmara dos Deputados para concorrer com 309 projetos de estudantes de escolas de todo o Brasil.

 

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens.

 

Os estudantes terão um mandato de parlamentar juvenil por um ano. Segundo a coordenadora estadual do programa, Regina Monteiro, eles serão empossados na terça-feira (27), receberão diplomação e defenderão seus projetos. "Muitos deputados assistem a defesa dos projetos de lei e alguns dele, inclusive, chegaram a apadrinhá-los em edições anteriores, colocando suas ideias adiante", explica Regina.

 

Pela terceira vez consecutiva, o Cemti João Henrique envia um aluno como jovem parlamentar. Nesta edição, João Marcos representará a unidade com um projeto de lei que aborda a implantação de projetos de responsabilidade socioambiental dentro das escolas.

 

O segundo projeto foi desenvolvido pela estudante da Antonia Maria, da escola Nossa Senhora da Paz que, ao perceber os problemas acarretados pelo uso da bebida alcoólica entre os jovens e a falta de projetos que abordassem o tema, desenvolveu o projeto de lei que cria o Fundo Nacional de Prevenção e Combate ao Alcoolismo Infanto-Juvenil nas escolas. "Além de todos os problemas causados na família, percebi que o acesso precoce e o uso exagerado da bebida alcoólica também dificultam a permanência do aluno na escola, gerando um elevado índice de evasão escolar", relata a aluna.

 

Vinda do município de Miguel Alves, a estudante mora há três anos na casa das Irmãs Ursulinas, localizada ao lado da escola Nossa Senhora da Paz. "Nunca imaginei que um dia teria essa oportunidade. Quando voltar quero repassar tudo aquilo que aprendi, visando o bem maior de todos e, um dia, quem sabe, poderei me tornar uma parlamentar", afirma Antonia.

 

Durante encontro realizado na manhã desta quarta-feira (21) com os alunos, a secretária de Educação, Rejane Dias, parabenizou a conquista e falou da importância do Programa pra os jovens. "Esta é a 13ª edição do Parlamento Jovem e o Piauí está sempre presente. Ficamos muito felizes porque esta será uma experiência riquíssima para eles e tenho certeza que seremos bem representados. Esta é uma oportunidade extremamente relevante porque uma coisa é ouvir falar do funcionamento da câmara e outra é vivenciar. Esperamos que eles saiam de lá com outra visão, pois sabemos o quanto é importante a participação da nossa juventude na política", explica.

 

FONTE: CCCOM
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium