A partir de domingo (30/10) as chamadas dos telefones fixos para os municípios vizinhos ficarão mais baratas para consumidores de 587 municípios. Estas ligações deixarão de ser cobradas como interurbanas e passarão a ter a mesma tarifa das chamadas locais. A estimativa da Agência é de uma redução de 60% no custo da ligação. A queda de preços beneficiará consumidores de 281 municípios da Região Sul; 199 da Região Nordeste; 69 do Sudeste; e 38 municípios da Região Norte.
O benefício real desta mudança vai depender do plano de serviço contratado pelo assinante. Além dos planos básicos, as concessionárias oferecem vários planos alternativos, os preferidos dos usuários.
A estimativa é de que a redução das tarifas dos planos básicos locais das concessionárias de telefonia fique em torno de 60%, considerando o valor de R$ 0,08 para o minuto local e o valor médio de R$ 0,20 para o minuto de longa distância nacional.
No Piauí, pelo 14 municípios serão beneficiados com essa redução. Entre os municípios com DDD 86, área local de Teresina, estão Altos,Beneditinos,Coivaras,Curralinhos,Demerval Lobão,José de Freitas,Lagoa Alegre,Lagoa do Piauí,Miguel Leão,Monsenhor Gil,Nazária,Teresina e União.
Dados da Anatel de junho deste ano apontam que 25,30% dos assinantes da Oi; 9,64% da Telefônica; 8,60% da CTBC Telecom, e 7,87% da Sercomtel utilizam os planos básicos de serviço.
Área Local é a área geográfica de prestação de serviços, definida pela Agência segundo critérios técnicos e econômicos, onde é prestada a telefonia fixa na modalidade Local.
As alterações do Regulamento sobre Áreas Locais para a telefonia fixa foram publicadas no dia 3 de maio por meio da Resolução Anatel nº 666/2016 e estabelecia um prazo de 180 dias para entrada em vigor da medida.
22/02 às 17h57
Acusações sem provas e sentença sem reparo22/02 às 12h40
PF faz buscas em endereços do senador Ciro Nogueira, presidente do PP22/02 às 12h34
Fique atento às regras para declaração do Imposto de Renda 201922/02 às 00h00
Justiça julga improcedente denúncia de Gil Carlos contra Roberth Paes Landim21/02 às 15h32
Fachin nega mais um pedido de liberdade de Lula