São João do Piauí, 17 de agosto de 2018
(86)995258210
Incêndio de grandes proporções mobiliza Corpo de Bombeiros em São João do Piauí
Incêndio de grandes proporções mobiliza Corpo de Bombeiros em São João do Piauí
04/11/2016 17h04

Há três que o céu do município de São João do Piauí está tomado por uma nuvem negra de fumaça. Na manhã do dia 02, um incêndio de grandes proporções começou nas mediações da estrada que dá acesso à Barragem do Jenipapo e vem se alastrando pelas encostas dos morros. Na noite dessa quinta-feira, o esforço de populares para controlar o incêndio tem sido feito.

De proporções alarmantes, o incêndio vem chamando a atenção da população, sobretudo pelo fato de ter ganhado espaço e invadido  propriedades desde a região de cima.

Hoje pela manhã (04), o Portal Mandacaru fez o registro do fogo que estava consumindo  um terreno próximo a uma casa no meio da chapada, ao lado da pista de pouso aéreo , em São João do Piauí. Lá, pelo menos quatro moradores se queixavam de que ontem a noite não dormiram fazendo combate ao fogo que ameaçava devorar sua propriedade e a sua casa.

Famílias que combateram o fogo durante a noite

A ajuda dos órgãos do  estado foi possível depois que o empresário  Fred Brasileiro comunicou às autoridades sobre o grande perigo e a catástrofe que um incêndio dessa proporção poderia trazer ao município. Além da ajuda disponibilizada pelo Governo do Estado, outras empresas que estão atuando no projeto de energia fotovoltaica têm colaborado com a doação de caminhões pipas no combate às chamas. As empresas MC Silva, HP Construções, FX Construções, Emterc, através da Prodiel, empresa da Enel Green Power, que está atundo no projeto do Parque Foto voltaico, no município, estão empenhadas no combate às chamas.

  Caminhões pipas fazendo a operação conjunta com o avião

O Corpo de Bombeiros do Estado enviou uma unidade com 05  soldados a fim de dar suporte às equipes que estão trabalhando no combate ao incêndio

Segundo o Tenente-Coronel, Josuer Saraiva, tão logo o Corpo de Bombeiros  tomou conhecimento da existência dos focos de incêndio no município enviou a equipe do Comando de Operações Aéreas juntamente com um avião que lança água para combater o incêndio. Ainda de acordo com Tenente-Coronel, a situação é de controle. Ele finalizou dizendo que o Comando estará no município até que a situação esteja sob total controle.

   Tenente-Coronel, Josuer Saraiva

A Defesa Civil do Estado segue enviando reforço para ajudar no combate ao incêndio que já dura mais de mais de 48 horas. Segundo o representante da secretaria de Defesa Civil em São João do Piauí, Jose Joaquim Araújo (Zé Guinguirro) a Defesa Civil disponibilizou  três caminhões pipa, um trator laminado, com o objetivo de abrir caminhos , uma retroescavadeira e um avião que está despejando, em intervalos pequenos, 3 mil litros de águas sobre as áreas que estão sendo consumidas pelo fogo.

Agora pela manha, o fogo se alastrava e já se avizinhava à BR-020. Já agora à tarde, novos focos de incêndio foram surgindo devido ao tempo seco, à baixa umidade, ao vento forte e à mata seca, que favorece a combustão rápida e acelerada do incêndio.

O avião da empresa Progresso alugado pelo Governo do Estado do Piauí está desde as primeiras horas e hoje sobrevoado o espaço aéreo local na tentativa de por fim ao incêndio despejando, em intervalos pequenos, 3 mil litros de águas sobre as áreas que estão sendo consumidas pelo fogo, a cada momento, sem previsão de parar.

  Avião sendo carregado de água para ser despejado sobre os focos de incêndio

    Avião sendo carregado de água para ser despejado sobre os focos de incêndio

ASSISTA AOS VÍDEOS DO MOMENTO DO INCÊNDIO

FONTE: REDAÇÃO
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas do blog
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium