São João do Piauí, 16 de outubro de 2018
(86)995258210
Secretaria não discorda de números e afirma que houve queda nos casos de Hanseníase em SJP
19/11/2016 18h55

Em matéria publicada em 15 de novembro, o Portal Mandacaru trouxe à tona um levantamento feito junto ao site do DataSUS, departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil. Trata-se de um órgão da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde com a responsabilidade de coletar, processar e disseminar informações sobre saúde.

Na edição publicada, o portal revelou que um levantamento feito deu conta de que, de janeiro a dezembro de 2015, o município registrou 255 casos de Hanseníase (leia), ocupando assim o 1º lugar de casos dessa doença na Região de Saúde.

 

PESQUISA REALIZADA PELO PORTAL JUNTO AO DATASUS, PASSO A PASSO

A secretaria de Saúde do Município de São João do Piauí não discorda dos números e explica como o número de casos de hanseníase caíram de 46 para 18 no município.

A secretaria informa que dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde apontam uma redução nos números de casos de Hanseníase em São João do Piauí. Em 2010, o município registrou 46 casos. Já em 2015, foram registrados apenas 18 casos da doença na cidade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município ocupa o 1º lugar no número de atendimentos médicos e de enfermagem no ano de 2015 com 255 consultas, realizadas em pacientes em busca ativa ou diagnosticados com a doença.

“A mídia local divulgou esses dados de forma equivocada. Não foram 255 os casos de hanseníase registrados no município. 255 são os números de atendimentos e visitas domiciliares realizadas pelas 10 equipes do Programa de Saúde da Família, que levaram à diminuição dos casos da doença em São João do Piauí de 46 para 18 em cinco anos”, comenta a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

Além do aumento dos atendimentos médicos, de enfermagem, campanhas de conscientização e capacitação às equipes de saúde, a Prefeitura, por meio de convênio com o Governo do Estado, conseguiu trazer a Carreta da Hanseníase em 2015 para São João do Piauí. Nos dois dias de atendimentos da unidade móvel foram realizados 196 atendimentos gratuitos e diagnóstico de nove casos da doença.

“Avançamos significativamente nas ações de combate à hanseníase. A prova disso é a redução de 46 para apenas 18 casos em cinco anos. Queremos dar continuidade a essas ações para que possamos erradicar a doença em nosso município”, diz a secretária de Saúde, Vanessa Barbosa.

VEJA OS DADOS REPASSADOS PELA SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO JOÃO DO PIAUÍ

CLIQUE E VEJA>>DADOS

FONTE: REDAÇÃO
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas do blog
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium