São João do Piauí, 19 de novembro de 2018
(86)995258210
Com obras de infraestrutura hídrica Lagoa do Barro do Piauí ganhará adutora
Com obras de infraestrutura hídrica Lagoa do Barro do Piauí ganhará adutora
20/11/2016 22h13

Ações da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vão garantir o acesso à água tratada e de qualidade para consumo humano a aproximadamente 4,5 mil pessoas do semiárido piauiense. Com recursos federais da ordem de R$ 4,9 milhões, a Companhia vai construir uma adutora no município de Lagoa do Barro do Piauí.

A presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, autorizou o reinício da execução da adutora em Lagoa do Barro do Piauí, obra que já está licitada e prestes a ser iniciada. “É mais um investimento do governo federal, repassado à Codevasf, para garantir infraestrutura hídrica em sua área de atuação no Piauí, resolvendo em definitivo o problema de falta d'água para população da zona rural. A retomada dessas obras de abastecimento que estão hoje paralisadas ou suspensas é uma das prioridades do Plano NovoChico”, destaca.

As obras em Lagoa do Barro do Piauí incluem a construção do sistema adutor, compreendendo os serviços de captação, adução, construção de estação de tratamento de água, reservatório elevado e adequação da rede de energia elétrica. O sistema também prevê a construção de cerca de 22,7 mil metros de extensão de adutora, que vai disponibilizar em torno de 300 mil litros de água tratada por dia para os habitantes.

De acordo com o contrato, o prazo previsto para a conclusão das obras é de 240 dias contados a partir da assinatura da ordem de serviço. “O empreendimento deverá assegurar a oferta de água a aproximadamente 4,5 mil habitantes do município, região onde há extrema carência de água”, afirma o secretário executivo da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf, Luiz Augusto Fernandes.

O Piauí, assim como os demais estados do Nordeste, vem atravessando uma prolongada seca desde o ano de 2011, traduzida por índices pluviométricos muito abaixo da média histórica pelo quinto ano consecutivo, o que tem comprometido a recarga dos mananciais hídricos, em especial aqueles que dependem de águas armazenadas nos reservatórios.

“A Codevasf e o Ministério da Integração Nacional, bem como outros órgãos do governo federal, estão atentos a essa situação da estiagem, e essas ações vão beneficiar toda a população”, ressalta o superintendente regional da Codevasf no Piauí, Fábio Miranda.

ÁGUA PARA A POPULAÇÃO

Cerca de 36 mil pessoas que sofrem com a estiagem prolongada no sul do Piauí também serão beneficiadas com ampliação da capacidade de abastecimento do Sistema Adutora do Garrincho, que atende São Raimundo Nonato e outros oito municípios da região. A execução da obra será da Codevasf, com investimento de aproximadamente R$ 12,5 milhões. O recurso foi liberado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional.

“A Codevasf ficou com a incumbência da execução de duas ações emergenciais na convivência com o semiárido: uma é a construção de flutuantes em Sergipe, que está a cargo da Área de Irrigação da Codevasf; e a outra é a construção da adutora de engate rápido no município de São Raimundo Nonato, no Piauí. Essa obra é um anseio de longa data do povo piauiense e vai acabar com algo que infelizmente faz parte do cenário dessas regiões, que são os carros-pipa”, explica o diretor da Área de Revitalizaçãoda Codevasf, Inaldo Guerra.

A adutora de montagem rápida que será implantada para interligação com o Sistema Adutora do Garrincho terá 26,8 km de extensão, passando a suprir os nove municípios atendidos com água proveniente do açude Petrônio Portela e Poços da Serra Branca, localizados em São Raimundo Nonato. Iniciada a obra, seu prazo previsto de conclusão é de três meses.

Serão atendidos os municípios que compõem o chamado Território Serra da Capivara: São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, São Lourenço do Piauí, Bonfim do Piauí, Várzea Branca, Anísio de Abreu, São Braz do Piauí, Dirceu Arcoverde e Jurema do Piauí.

FONTE: Codevasf
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas do blog
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium