São João do Piauí, 21 de abril de 2019
E-mail: redacao@portalmandacaru.com.br
(86)995258210
Educação
Rejane Dias apresenta novas demandas ao ministro da Educação
Rejane Dias apresenta novas demandas ao ministro da Educação
02/02/2017 11h09

A secretária da Educação, Rejane Dias, apresentou ao ministro da Educação, Mendonça Filho, uma série de demandas e demais providências necessárias ao prosseguimento das ações voltadas à Educação de Jovens e Adultos, como o Projovem Urbano/Campo e Programa Brasil Alfabetizado, assim como educação em tempo integral e ensino profissionalizante. O objetivo da secretária é construir o planejamento estratégico de execução de ações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI) para este ano.

Na oportunidade, Rejane Dias convidou o ministro  para a inauguração do Centro Estadual de Educação Profissional José Pacífico de Moura, a realizar-se no dia 13 de fevereiro de 2017, às 8h, no Bairro Novo Horizonte, em Teresina.

PROGRAMAS

A secretária Rejane Dias solicitou nova edição do Programa Jovem Urbano no Piauí e a autorização da reprogramação de saldo remanescente de recursos do programa no valor de R$ 8.104.593,00 para utilização  no ciclo subsequente, considerando a finalização  da execução do ciclo 2014/2016. A meta de atendimento  é de três mil matrículas em 20 municípios.

Da mesma forma, pediu a implementação de nova edição do Programa Projovem Campo Saberes da Terra, com meta de atendimento de duas mil matrículas  em 40 municípios.

Rejane Dias pediu, ainda, a adesão da Seduc-PI ao novo ciclo  do Programa Brasil Alfabetizado, cujo objetivo é o de promover a superação do analfabetismo  entre jovens  com 15 anos ou mais, adultos e idosos, e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. A ideia é atingir a meta de 48 mil matrículas.

Nesta quarta-feira a secretária Rejane Dias, acompanhada por diretores da Seduc-PI, terá novo encontro com representantes da Secretaria  da Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação para homologar o número de municípios e a quantidade de alunos que serão beneficiados com o Projovem Urbano/ Campo  e o Programa Brasil Alfabetizado.

"Outra boa notícia é que durante o encontro o ministro anunciou que irá publicar resoluções e editais com os novos formatos desses programas (Projovem Urbano/ Campo), formar um grupo para discutir um novo desenho para o Programa Brasil Alfabetizado, além de autorizar a liberação do saldo remanescente de novas turmas, de cerca de R$ 16 milhões, que é um novo recurso que está entrando no Estado do Piauí."

FNDE 

A secretária Rejane Dias informa, ainda, que vai entrar, nesta quarta-feira, às 15h, na sede no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE),  com novo pedido de recursos para construir novas escolas no Piauí, no padrão FNDE.

"O ministro parabenizou a Seduc-PI pela boa execução dos projetos, o que significa uma porta de entrada para garantir mais demandas para o nosso Estado."

Também participaram do encontro a coordenadora geral do Pronatec, Adriana Moura; a diretora da Unidade de Planejamento, Sicília Amazonas; a diretora da EJA, Conceição Andrade e o gerente de Ensino Médico, Eduardo Castelo Branco.

FONTE: CCCOM
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: redacao@portalmandacaru.com.br

© Copyright 2019 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium