São João do Piauí, 24 de junho de 2019
E-mail: redacao@portalmandacaru.com.br
(86)995258210
Educação
SEDUC-PI amplia programa que monitora frequencia dos alunos
22/02/2017 22h30

Integrando consultoria tecnológica e pedagógica de acompanhamento escolar, o sistema Mobieduca.me traz grandes benefícios para a educação no Estado do Piauí, combatendo a evasão escolar e o bullying. Por isso, na manhã desta quarta-feira (22), a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, e o governador Wellington Dias comandaram a solenidade de expansão do sistema, no Centro de Ensino de Tempo Integral Helvídio Nunes, zona norte de Teresina.

Até 2016, a tecnologia estava presente em 127 escolas. No início deste ano de 2017, mais de 335 escolas possuem este benefício. De acordo com a secretária Rejane Dias, até o final do ano, mais de 150 mil alunos estarão cobertos com essa tecnologia em todo Estado.

Formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Banco de Dados e Gerência de Projetos de TI, Marcos Oliveira é um dos idealizadores do projeto. De acordo com ele, o Mobieduca.me possui também uma ferramenta anti bullying. "Todas as escolas terão cartazes com números de uma central de denúncias e, a partir de seu celular, o aluno poderá fazer uma denúncia anônima informando algum tipo de violência física ou psicológica, dando mais segurança aos estudantes".

Com a expansão da tecnologia, todos os alunos cadastrados no Mobieduca.me receberão uma carteirinha com código de barras e, ao entrar na escola, essas carteiras serão recolhidas; em seguidas, serão passadas e registradas em um leitor de código de barras e, após o registro, o sistema que compõe o Mobieduca.me identifica imediatamente os alunos faltosos, alertando familiares.

Alguns fatores de sucesso do Mobieduca.me estão relacionados ao baixo custo de manutenção dos equipamentos e serviços; a utilização de infraestrutura existente na escola, sem necessidade de reformas ou adaptações e a utilização de recursos humanos existentes na escola, com necessidades de treinamento mínimo.

"Essa é uma ferramenta fundamental para a gestão escolar, tanto que nas escolas que já possuem, houve a diminuição de 75% de evasão dos alunos. Outro ponto de destaque é a integração entre escola, família e comunidade, a queda na infrequência de professores e gestores, entre tantos outros benefícios", afirma a secretária Rejane Dias.

FONTE: CCCOM
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: redacao@portalmandacaru.com.br

© Copyright 2019 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium