São João do Piauí, 20 de julho de 2018
(86)995258210
Educação
SEDUC e Fundação Lemann fecham parceria para melhorar gestão escolar
Secretária de Educação, Rejane Dias, com membros da Fundação Lemann
SEDUC e Fundação Lemann fecham parceria para melhorar gestão escolar
25/04/2017 18h00

O esforço da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para melhorar os indicadores em educação tem sido contínuo. Por isso, na manhã desta terça-feira (25), a Seduc firmou parceria com a renomada Fundação Lemann, organização familiar sem fins lucrativos.

A exemplo da parceria firmada com o Instituto Unibanco, que já atua nas escolas da rede pública ajudando a melhorar os indicadores no Ensino Médio, por meio da ferramenta de gestão Jovem de Futuro, a parceria com a Fundação Lemann aprimorará a gestão das escolas públicas no Ensino Fundamental, para que melhore ainda mais a aprendizagem dos estudantes.

"Nosso objetivo é ajudar a melhorar a educação no Brasil. Somos uma Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos, ou seja, não existe nenhum tipo de transferência de renda da secretaria para a fundação. Todo o trabalho é financiado pela fundação", explica Guilherme Antunes, gerente de projetos da Fundação.

A equipe da Fundação Lemann voltará ao Piauí no próximo mês para a solenidade de assinatura do termo de cooperação junto ao governador Wellington Dias e equipe da Seduc e iniciar a formação com a dupla gestora, diretores e coordenadores pedagógicos.

De acordo com Ralph Gomes, consultor do programa, a fundação abre um edital público que é divulgado para todo o país e as secretarias interessadas fazem a adesão por meio de inscrição. Desde o início do programa, em agosto do ano passado, 270 secretarias se inscreveram. Na segunda edição do programa, sete redes públicas de educação foram selecionadas. São elas:  Ribeirão Preto (SP), Cotia (SP), Guarulhos (SP), Juazeiro do Norte (CE), e Novo Gama (GO), e as redes estaduais do Piauí e Rio Grande do Norte.

"Na prática, a formação possui duas frentes que são o curso voltado para diretores, coordenadores pedagógicos e depois para professores; a outra frente é a de Gestão pedagógica, que tem uma atuação direta com a equipe central da Seduc, no sentido de planejar ações para atingir as metas pactuadas pela secretaria", explica o consultor. O curso tem módulos semestrais e cada um deles tem um encontro presencial de oito horas e as outras atividades são feitas a distância, por meio de uma plataforma, mas com interações muito próximas entre os gestores e os tutores do curso.

 PARCERIA VAI ATUAR INICIALMENTE EM CEM ESCOLAS

 Serão ofertadas 200 vagas em 100 escolas para fazer um trabalho de dois anos em que serão trabalhados diversos aspectos de melhoria da gestão escolar. De acordo com a secretária da Educação, Rejane Dias, cinquenta escolas da capital serão atendidas pelo programa e as outras cinquenta serão distribuídas para o restante do Estado.

Ralph esclarece que a ideia do programa é fazer um trabalho específico, por um determinado tempo e que a tecnologia, o conhecimento e as estratégias fiquem na secretaria. O grande valor que o programa tem é trabalhar durante um período com a secretaria para que essa equipe adquira expertise de trabalho para uma gestão pedagógica focada na melhoria da aprendizagem dos alunos e que, no final, a fundação saia e o trabalho continue.

"Hoje demos mais um passo rumo à melhoria da qualidade da educação no nosso Estado, dessa vez no Ensino Fundamental. Para nós, tudo gira em torno de aprimorar a aprendizagem dos alunos. Quando pensamos em rever a estrutura de planejamento da secretaria, em ações focadas na melhoria da aprendizagem, temos sempre esse olhar do que precisamos fazer na Seduc, Gerências Regionais de Educação (GREs) e escolas para que os alunos tenham condições de aprender com melhor qualidade e, consequentemente, melhorar os nossos indicadores em educação", garante a secretária da Educação Rejane Dias.

FONTE: CCCOM
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium