São João do Piauí, 20 de maio de 2018
(86)995258210
Iracema e Elmano estão entre os campeões de votos investigados pela Justiça
Iracema e Elmano estão entre os campeões de votos investigados pela Justiça
13/10/2014 08h56
De acordo com levantamento realizado pelo Jornal O Globo, quase 40% dos deputados federais campeões de votos e dos senadores eleitos estão sendo investigados pela Justiça a partir de acusações da polícia e do Ministério Público (MP). As suspeitas são principalmente de desvios de recursos e improbidade administrativa.

A deputada federal Iracema Portella (PP), que foi terceira deputada mais votada no Piauí, com 121,1 mil votos, responde ação na Justiça Federal do Piauí. Ela é acusada de ter feito promoção pessoal no jornal de divulgação do mandato do seu marido, o senador Ciro Nogueira (PP-PI). Antes do recebimento da denúncia pela Justiça, Iracema e Ciro negaram ato de improbidade administrativa. Segundo eles, a publicação servia para a divulgação de atividades parlamentares, quando a deputada sequer era précandidata.

O ex-prefeito de Teresina, Elmano Férrer (PTB), que foi eleito senador pelo Piauí, também é citado no levantamento. Elmano, que obteve 981,2 mil votos, responde a 18 ações de improbidade administrativa na 1ª instância da Justiça do Piauí. A maioria das ações são por contratações sem concurso público para a Fundação Municipal de Saúde de Teresina, na época em que ele era prefeito da cidade, entre os anos de 2010-2012.

Boa parte desses parlamentares acusados de crimes em instâncias judiciais são novatos e, mesmo com o sucesso nas urnas, eles chegarão ao Congresso com a possibilidade de serem investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). É que todos os processos a que eles respondem deverão ser transferidos para o STF, que é onde são julgadas as ações envolvendo autoridades com foro privilegiado. Esse benefício será assegurado a partir da posse dos eleitos, em fevereiro de 2015.

FONTE: ODia/PIAUÍ
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium