São João do Piauí, 20 de abril de 2024
E-mail: redacao@portalmandacaru.com.br
Joe Santos
Por: Joe Santos
Secretário “Chicão” prestou esclarecimentos sobre obras paralisadas desde a 1ª gestão do Gil
Secretário “Chicão” prestou esclarecimentos sobre obras paralisadas desde a 1ª gestão do Gil
Secretário Francisco José(Chicão)
11/08/2017 00h30

Atendendo a uma convocação da Câmara Municipal, o Secretário Municipal de Infraestrutura Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (antiga secretaria de obras), Francisco José (Chicão) prestou esclarecimento sobre obras paralisadas há mais de três anos no município.

A convocação do Secretário se deveu a um requerimento do vereador do PP, Zé Guinguirro, que chegou a fazer uma lista de dez obras iniciadas, mas paralisadas desde a primeira gestão do Prefeito Gil Carlos. O vereador Zé Guinguirro fez um levantamento de notas de empenhos e coletou informações sobre implantação de energia em comunidade, visitou obras que já deviam estar em fase de conclusão e, a partir daí, apresentou o requerimento que acabou por convocar Chicão.

Na manhã de hoje, o secretário da Secretaria Municipal de Infraestrutura Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, acompanhado de um engenheiro da prefeitura, prestaram esclarecimentos de como as obras se encontram. Segundo o secretário, as obras estão paralisadas porque as empresas, embora tenham iniciado e executado parte das obras, desistiram de prosseguir com a execução.

“A audiência foi muito proveitosa, mas nós estamos à disposição para fazer outro esclarecimento mais efetivo sobre as obras que estão paralisadas”, disse Chicão, com exclusividade, ao PORTAL MANDACARU.

  Secretário Francisco -"Chicão"

Os vereadores de oposição fizeram perguntas ao secretário sobre a execução e os recursos empregados nas obras paralisadas no município. Entre elas, Colégio do Grajau, Poliesportiva do Grajau, Colégio da Malhada, UBS da Lisboa, Poliesportivo da Lisboa.

Para os vereadores, a paralisação das obras e a desistência das empresas licitadas e contratadas trazem um prejuízo muito grande para o munícipio e para a sociedade, que devia estar usufruindo do bem edificado.

Ainda de acordo com o engenheiro da prefeitura, Micail, as obras do município não estão inacabadas. As obras estão paralisadas, porque o contrato ainda está em vigência. Ele acredita que a audiência púbica foi proveitosa, pois o pessoal da prefeitura (equipe) conseguiu passar para os vereadores o porquê dos atrasos, foi possível mostrar que varias obras estão com um percentual de execução adiantada ao que foi repassado para as empresas. Micail disse ainda que “nós”(o município) enfrentou bastante dificuldade por causa dos repasses federais, que acabaram demorando a chegar para dar continuidade a essas obras(as do município).

  Micail, Engenheiro da Prefeitura

O vereado do município, Jose Joaquim de Araújo (Zé Guinguirro) disse ao portal que nenhuma das explicações das pelo secretário Chicão o convenceu. Zé Guinguirro disse que o secretário não o convenceu até porque ele (Chicão) não respondeu as perguntas que foram feitas. Zé Guinguirro disse também que o Secretário Chicão tentou responder as perguntas da forma dele; não da forma que foi questionado.

  Vereador Zé Guinguirro(PP)

Zé Guinguirro disse que todo planejamento é feito para um mandato de quatro anos. Segundo o vereador, o prefeito Gil Carlos tinha que ter planejado as obras para serem executadas em quatro anos. “Ele foi reeleito por um acaso, mas se não acontecesse as obras estariam paralisadas aí e o prefeito atual, hoje, não tinha nada a ver com essas obras. O município perdendo dinheiro, a União perdendo e o povo pagando o preço, então, pelo menos eu, como vereador, não fiquei satisfeito por que não vi resposta a altura da audiência”, disse Zé Guinguirro.

Para o vereador Zé Guinguirro, o prefeito deveria ter levado ao conhecimento da justiça os motivos da desistência das empresas. Zé afirma que já faz cinco anos e que o que foram vistos nos balancetes foram empenhos de mais de R$ 1,2 mil, em 2015 e que foram reescritos em 2016 para a empresa que a equipe questiona que abandonou a obra.

    Vereador Zé Guinguirro(PP)

“O vereador do PP disse que está descartada a possibilidade de reconvocar o Secretário Chicão, pois ele não reponde a uma pergunta que se faz a ele”, finalizou.

AUTORIDADES PRESENTES À AUDIÊNCIA PÚBLICA

FONTE: REDAÇÃO
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas
Portal Mandacaru | O nº 1 em Notícias de São João do Piauí, Região, Brasil e Mundo

Redação: redacao@portalmandacaru.com.br

© Copyright 2024 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium