São João do Piauí, 22 de abril de 2018
(86)995258210
Experiência em prevenção do câncer de mama do PIAUÍ é manchete nacional
Experiência em prevenção do câncer de mama do PIAUÍ é manchete nacional
16/10/2014 14h31
No Estado do Piauí, apenas cinco cidades têm mamógrafos, aparelho que detectam o câncer de mana preventivamente. O Jornal Nacional da TV Globo, veiculou dia 14 de outubro, a notícia que é de orgulho regional, acabou por se transformar em notícia mundial. O projeto Carreta da Mulher foi lançado e é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) e a Fundação Maria Carvalho Santos, gerenciadora do serviço.

Segundo reportagem do Jornal da TV Globo, o caminhão já rodou 2.700 km em todo o estado passando por 07 cidades e também já atendeu 1700 mulheres. Com a Carreta da Mulher, caminhão que leva o serviço de prevenção a cidades do Estado do Piauí, é possível fazer 250 exames de mamografia por semanalmente. Cada exame dura em média 10 min.

Já segundo dados da Sesapi mostram que por mês, a Carreta da Mulher terá capacidade de realizar mil exames. São cem por dia. Ao final de um ano, 12 mil mulheres serão beneficiadas com exames gratuitos.

“ Nós estamos aumentando a possibilidade de diagnóstico precoce, que é de interesse “pra” cura da doença, interesse pra o Estado[Piauí], onde há uma diminuição dos custos de tratamento e de interesse para própria mulher, que tem uma chance melhor de vida, que é tudo o que desejamos”, finalizou Luís Airton, presidente da Fundação Maria Carvalho Santos.

FONTE: Da redaçao com informações do JN
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium