São João do Piauí, 24 de agosto de 2019
E-mail: redacao@portalmandacaru.com.br
(86)995258210
Geral
Idosos que recebem o BPC devem estar inscritos no Cadastro Único até dezembro
Foto/Divulgação
Idosos que recebem o BPC devem estar inscritos no Cadastro Único até dezembro
12/09/2017 17h55

Todos os idosos favorecidos pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) precisam estar inscritos no Cadastro Único até 31 de dezembro deste ano. Após a data, famílias que não estiverem no sistema perderão o direito de receber o benefício.  

Para fazer o cadastramento, o responsável familiar deve procurar um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa, preferencialmente, no mês de aniversário do beneficiário. Caso a data do aniversário já tenha passado, a família deve fazer o cadastro o mais rápido possível.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, o responsável familiar deve ter mais de 16 anos e não precisa ser beneficiário direito do BPC; basta apenas morar na mesma casa em que vive o beneficiário e dividir as responsabilidades com despesas e renda.

As famílias de beneficiários do BPC já inscritas no Cadastro Único também precisam ficar atentas e atualizar os dados sempre que houver modificações. Por exemplo, mudança de endereço ou alteração na composição familiar. A desatualização do cadastro poderá igualmente levar à suspensão do benefício.

SAIBA MAIS

O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou ao cidadão com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

A inscrição no Cadastro Único permite que o beneficiário tenha acesso a outros programas sociais, como a Tarifa Social de Energia Elétrica e a Carteira do Idoso.

FONTE: CNM
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: redacao@portalmandacaru.com.br

© Copyright 2019 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium