São João do Piauí, 19 de agosto de 2018
(86)995258210
Piauí
Sesapi solicita atualização de dados sobre dengue no Piauí
Sesapi solicita atualização de dados sobre dengue no Piauí
29/10/2014 17h15
No último dia 22 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) concluiu o seminário sobre medidas de prevenção contra a febre Chikungunya, também conhecida como a "nova dengue". Na oportunidade, os secretários municipais também receberam um alerta sobre a continuidade das atualizações dos dados referentes à dengue.

Entre outras informações, medidas e cronograma de ações a serem implantadas em todo o Estado para o combate da Chinkungunya, a Diretoria de Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde (Duvas) trouxe também dados alarmantes quanto à ausência dos números atualizados dentro do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRA).

De acordo com Telma Evangelista, diretora da Duvas, dos 224 municípios, apenas 30 estão com seus dados atualizados no sistema LIRA, fator que, segundo a diretora, pode prejudicar ainda a mais o combate a essa nova dengue.

Alem dos dados que devem ser registrados no LIRA, a coordenação de Vigilância Ambiental da Sesapi recomenda ainda outros cuidados fundamentais como limpeza semanal de imóveis de diferentes áreas dos municípios. "Essas limpezas são cuidados básicos, mas, de extrema importância para detectar a frequência de criadouros do mosquito transmissor da dengue. Com essa medida é possível saber quais ações devem ser desencadeadas naquelas cidades para combatê-lo", destacou Inácio Lima, técnico da Sesapi.

Ate o último boletim epidemiológico realizado pela Sesapi, os casos de dengue somavam 7.059, um aumento de 51% em relação ao mesmo período de 2013.

FONTE: Diário do Povo
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium