São João do Piauí, 18 de outubro de 2018
(86)995258210
Educação
Piauí é o segundo estado do país com maior número de analfabetos
Piauí é o segundo estado do país com maior número de analfabetos
24/12/2017 22h39

Uma pesquisa divulgada, nesta quinta-feira (21), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística aponta que o Piauí é o segundo estado com o maior número de analfabetos, com idade entre 15 anos ou mais, no Brasil. Segundo os dados divulgados pelo IBGE, 17,2% dos piauienses jovens e adultos não sabem ler ou escrever. O levantamento, feito durante o ano de 2016, faz parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD/Contínua).

Em relação a quantidade de anos de estudo, a pesquisa aponta que a média de anos de estudo dos piauienses de 25 anos ou mais de idade é de apenas 6,3 anos, ou seja, grande parte da população adulta sequer concluiu o ensino fundamental. O resultado demonstra que o estado ficou longe de cumprir a meta para a Região Nordeste em 2016, que era de 9,4 anos.

Além disso, a Pnad Contínua destaca que, em 2016, o Piauí tinha 22,8% da sua população jovem, com idade entre 14 e 29 anos, sem frequentar a escola ou trabalhar. De acordo com a pesquisa, os motivos apontados pelos entrevistados para não frequentarem a escola ou cursos de qualificação no Brasil variavam, desde motivos que incluíam estar procurando trabalho ou porque tinham que cuidar dos afazeres domésticos ou de criança, adolescente, idosos ou pessoa com necessidades especiais, até já ter concluído o nível de estudo que desejavam ou que faltava dinheiro para pagar as despesas. 

FONTE: O Dia
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium