São João do Piauí, 22 de janeiro de 2018
(86)995258210
Colunistas
Joe
 Joe
Joe é formado em Letras Inglês pela UESPI e Bacharel em Administração Pública pela UFPI. Ele escreve sobre Política e Administração, diariamente.
Para que serve mesmo um vereador?
26/12/2017 18h57

Para que serve mesmo um vereador? A pergunta parece um insulto, quando proferida em desconformidade com o contexto empregado. Certamente, esta é uma pergunta que até mesmo membros de parlamento municipal das 5.570 Câmaras de Vereadores de todo o país não saberiam responder.

Mas, para que serve mesmo um vereador? Esta pergunta foi feita ao  ex-vereador Gervásio Rodrigues Oliveira, que teve quatro mandatos e um dos mais atuantes, segundo seus pares governistas. Bem me narrou ele, quando dialogava sobre política e sobre sua vida parlamentar. Em nosso diálogo, eu lhe expunha a dificuldade de fiscalizar que os parlamentos municipais têm, de um modo geral.

Mas para tentar entender à pergunta “Para que serve mesmo um vereador?” Vou reproduzir o que o ex-vereador me revelou.

Durante os quatro anos do mandato do prefeito reeleito e cassado Gil Carlos Modesto Alves, uma senhora chegou, adentrou o seu gabinete de Gervásio e o cumprimentou:

- Bom dia, queria dar uma palavrinha com o senhor, pode ser?

Ele respondeu:

-Pois não, senhora!

-O senhor pode me arranjar uns remédios, porque eu já rodei, rodei e não consegui?

O ex-vereador respondeu:

-Olha, minha senhora, a Câmara não pode dar nada a ninguém porque nós não temos dinheiro. A senhora vai até o prefeito e conversa com ele pra ver se ele pode arranjar ou encaminhar a senhora ao setor competente.

A senhora, que já havia tentado falar com o prefeito Gil Carlos, mas não o encontrara nem na prefeitura e muito menos na cidade, virou para o vereador e perguntou:

-Pra que serve mesmo um vereador?

A senhora que foi até o gabinete do vereador hoje sem mandato, não é a única que faz a si própria esta pergunta. O papel desempenhado pelos vereadores do mais diversos parlamentos, em todo o país, é algo ignorado até mesmo por quem detém o mandato, mas que não sabe a extensão e a importância de seu papel como fiscal da coisa pública.

 A maioria dos parlamentares imagina ser a tribuna o único instrumento de que dispõem  para denunciar as malversações de dinheiro público, as anomalias em obras públicas, e os desmandos provocados pela inércia administrativa dos gestores. A tribuna é um instrumento de debate de projetos e o meio através do qual o eles têm para se comunicar com a população.

A tribuna é um púlpito de ressonância verbal da sociedade, apenas. Já as denúncias devem feitas, apuradas e acompanhadas de provas documentais, visto que devem ser encaminhadas às autoridades competentes: Ministério Público, que, por sua vez, deve oferecer denúncia à Justiça, caso haja indício de irregularidade.

Mas a senhora estava certa. Para que serve mesmo o vereador? Pergunte a quem de direito, pois talvez, quando for votar nele outra vez, já possa saber o que ele faz no parlamento.

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas da coluna
Portal Mandacaru | O portal de notícias mais completo de São João do Piauí

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium