São João do Piauí, 15 de dezembro de 2018
(86)995258210
Colunistas
NA MIRA DA POLÍTICA
NA MIRA DA POLÍTICA
Zé da Luz é formado em Licenciatura Plena em Filosofia, com complementação em História Geral e do Brasil e especialista em Pedagogia Escolar.
Instituto da Reeleição
27/12/2017 14h12

Nesta edição, eu quero chamar a atenção dos nossos leitores para uma reflexão e críticas referentes ao chamado instituto da reeleição.

A reeleição numa visão geral é a possibilidade de um novo mandato para exercer o mesmo cargo que já ocupa por um mandato consecutivo e renovado. A reeleição é um fenômeno típico da forma do governo republicano e especialmente relevante naquelas nações que seguem o sistema presidencialista de governo.

O chamado instituto da reeleição foi criado no primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso, que teve inicio em 1º de janeiro de 1995 e terminou em 1º de janeiro de 2003, quando assumiu Luis Inácio Lula da Silva.

Considero essa manobra da reeleição no Brasil como oportunista, casuística e antidemocrática.

Oportunista porque o governo de FHC aproveitou do seu poder de influência para convencer a maioria do Congresso Nacional votar a favor da aprovação da reeleição.

Casuística porque mudaram a regra do jogo, depois que a partida já tinha sido autorizada e iniciada.

Antidemocrática porque não houve participação do povo na aprovação da reeleição.

Quero relembrar que, em maio de 1997, grampos telefônicos publicados pelo jornal Folha de São Paulo revelaram conversas entre o então deputado Ronivon Santiago e outra voz identificada no jornal como Senhor X. Nas conversas gravadas, Ronivon Santiago afirmava que ele e mais quatro deputados federais receberam 200 mil reais para votar a favor da reeleição, pagos pelo então governador do Acre, Orleir Cameli.

Na época outras denúncias foram feitas, mas, como sempre, tudo terminou em pizza.

Chamei a atenção para essa temática para dizer que o Brasil esta precisando com urgência mesmo, é de um reforma eleitoral e política, para que se tenha maior transparência e participação efetiva do povo brasileiro na história do seu próprio destino.

Aguardemos os próximos capítulos.

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas da coluna
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium