São João do Piauí, 23 de junho de 2018
(86)995258210
Colunistas
JOE
 JOE
Joe é formado em Letras Inglês pela UESPI e Bacharel em Administração Pública pela UFPI. Ele escreve sobre Política e Administração, diariamente.
2018: uma incógnita que nos espera
01/01/2018 19h05

O ano de 2018 deverá ser um ano de muitos fatos e versões a serem contados. O ano, que já começou, será justamente o ano eleitoral. Além disso, na Justiça Federal, em Curitiba, em 24 janeiro, o TRF-4 vai julgar o recurso da condenação do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, condenado a 9 anos e seis meses de prisão pelo Juiz da Lava Jato, Sérgio Moro.

Lula, segundo pesquisas publicadas recentemente, lidera com margem folgada o cenário político eleitoral. Mesmo o PT tendo se desidratado em muitos municípios do Brasil, em 2016, o lulopetismo ainda sobrevive e seja o que for decidido pelo TRF4, deverá produzir uma mudança significativa no cenário político do país.

No Piauí, Wellignton Dias, que pretende disputar pela quarta vez o mandato de governador do Estado, vive momentos de liderança, visto que a oposição ao governo do PT não encontrou um adversário a altura que possa disputar às eleições, no dia 07 de outubro de 2018, contra Dias.

No cenário político local, o prefeito Gil Carlos (PT), que teve o seu mandato cassado, espera uma decisão do TRE-PI. O tribunal vai julgar o recurso contra a decisão da cassação do mandato do petista pelo Juiz Eleitoral de São Joao do Piauí, Mauricio Machado Queiroz Ribeiro. Em 13 de dezembro do ano passado, o juiz proferiu a sentença que limitou, pelo menos temporariamente, as pretensões de Dr.Gil Carlos em querer disputar uma cadeira na Alepi.

Será a homologação ou a denegação pelo TRE-PI do recurso interposto pelos advogados do prefeito Gil Carlos, cassado em primeira instância, que eliminará de vez essa incógnita no cenário politico e administrativo da cidade de São João do Piauí.

Ainda que o prefeito Gil Carlos tenha o seu recurso julgado procedente [seja “salvo” da cassação], outra ação, na 20ª zona eleitoral, aguarda outro desfecho. De acordo com matéria publicada no Portal Mandacaru, em 05 de março de 2018, haverá uma audiência,  de outro processo que pede a cassação do mandato do prefeito: a AIJE.

Até lá, 2018, que já começa como um ilustre desconhecido na política viverá momentos de espera angustiante para quem espera um desfecho positivo ou negativo do TRF4, em Curitiba, no caso Lula, e pra quem espera um desfecho positivo ou negativo do TRE-PI, em Teresina, sobre o recurso interposto pela defesa do prefeito cassado, Gil Carlos Modesto Alves (PT).

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas da coluna
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium