São João do Piauí, 20 de maio de 2018
(86)995258210
MEC autoriza nome social nas escolas de educação básica
Foto Divulgação
MEC autoriza nome social nas escolas de educação básica
17/01/2018 22h48

O Ministério da Educação (MEC) homologou a resolução que autoriza o uso do nome social de travestis e transexuais nas escolas de educação básica. O documento foi aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) no ano passado e aguardava o endosso do ministro da Educação, Mendonça Filho.

Segundo a resolução, maiores de 18 anos podem solicitar o uso do nome social. No caso dos menores de idade, o pedido deve ser feito pelos pais ou responsáveis legais. Levantamento do MEC aponta que 24 das 27 unidades da Federação já contavam com normatização sobre o tema, antes do posicionamento da pasta.

Mendonça Filho disse que se trata de um mecanismo contra o "preconceito, o bullying". O diretor-presidente da Aliança Nacional LGBTI, Toni Reis, afirmou que a resolução se traduz em mais "respeito" à comunidade transexual e travesti.

A resolução foi homologada após o MEC retirar menções sobre sexualidade e identidade de gênero da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino infantil e fundamental. O documento prevê os conhecimentos a serem adquiridos pelos alunos em cada etapa escolar.

Na reta final da discussão no CNE, o MEC revisou o texto da BNCC por pressão da bancada religiosa no Congresso e de movimentos ligados a igrejas. A retirada das menções sobre sexualidade e gênero foi acatada pelo CNE, que aprovou o documento como o MEC queria. Logo depois, a pasta o homologou.

FONTE: OGlobo
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium