São João do Piauí, 19 de fevereiro de 2019
E-mail: redacao@portalmandacaru.com.br
(86)995258210
Educação
MEC autoriza nome social nas escolas de educação básica
Foto Divulgação
MEC autoriza nome social nas escolas de educação básica
17/01/2018 22h48

O Ministério da Educação (MEC) homologou a resolução que autoriza o uso do nome social de travestis e transexuais nas escolas de educação básica. O documento foi aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) no ano passado e aguardava o endosso do ministro da Educação, Mendonça Filho.

Segundo a resolução, maiores de 18 anos podem solicitar o uso do nome social. No caso dos menores de idade, o pedido deve ser feito pelos pais ou responsáveis legais. Levantamento do MEC aponta que 24 das 27 unidades da Federação já contavam com normatização sobre o tema, antes do posicionamento da pasta.

Mendonça Filho disse que se trata de um mecanismo contra o "preconceito, o bullying". O diretor-presidente da Aliança Nacional LGBTI, Toni Reis, afirmou que a resolução se traduz em mais "respeito" à comunidade transexual e travesti.

A resolução foi homologada após o MEC retirar menções sobre sexualidade e identidade de gênero da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino infantil e fundamental. O documento prevê os conhecimentos a serem adquiridos pelos alunos em cada etapa escolar.

Na reta final da discussão no CNE, o MEC revisou o texto da BNCC por pressão da bancada religiosa no Congresso e de movimentos ligados a igrejas. A retirada das menções sobre sexualidade e gênero foi acatada pelo CNE, que aprovou o documento como o MEC queria. Logo depois, a pasta o homologou.

FONTE: OGlobo
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: redacao@portalmandacaru.com.br

© Copyright 2019 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium