São João do Piauí, 19 de agosto de 2018
(86)995258210
Colunistas
JOE
 JOE
Joe é formado em Letras Inglês pela UESPI e Bacharel em Administração Pública pela UFPI. Ele escreve sobre Política e Administração, diariamente.
Fux manda mais do que um recado para Lula
Fux manda mais do que um recado para Lula
07/02/2018 19h07

Desde quando foi condenado pelo Juiz Sergio Moro, o PT insiste em dizer que Lula será candidato, condenado ou não. Até mesmo depois da confirmação da sentença, pelo julgamento do recurso no TRF-4, petistas ainda acreditam que Lula ainda poderá se salvar, ao registrar a sua candidatura no TSE e disputar as eleições.

Na solenidade de posse, como novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luiz Fux fez uma defesa enfática da aplicação da Lei da Ficha Limpa. Mais do que isso: ele disse que “ficha suja está fora do jogo democrático”. Mesmo sem fazer referencia direta a Lula ou a qualquer outro condenado, com pretensões de disputar um cargo eletivo este ano, o novo ministro da Corte de Justiça Eleitoral deu o seu recado.

A fala de Fux deixa mais do que claro que a sentença de Moro, confirmada pelo TRF-4, tornou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inelegível e fora do jogo democrático. Só o PT que não quer ver isso.

Na avaliação de Fux, uma pessoa corrupta e antiética não conduz o País para “um novo futuro”, mas “para o atraso e a degradação”. O ministro não fez referências diretas a políticos ou casos de corrupção do noticiário.

Membros do PT reagiram às declarações de Luiz Fux, na noite de sua posse, como novo presidente do TSE. O deputado federal Wadih Damous, que já presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio,  classificou como estapafúrdio" o posicionamento do de Fux. Já o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) disse acreditar que a manifestação do novo presidente não vale para Lula. Isso porque o partido conta com a possibilidade de conseguir reverter a sentença nas instâncias superiores.

O PT, que tomou para si as declarações do Ministro Luiz Fux, tem subido o tom contra decisões do judiciário em desfavor do ex-presidente Lula, que teve sua pena aumentada de 9 anos e seis meses fixada por Moro para 12 anos e um mês de prisão fixada pelo TRF-4.

Resta saber até quando o PT vai adotar uma posição de resistência contra a fala de membros das Cortes de Justiça Superiores do país.

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas da coluna
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium