São João do Piauí, 12 de novembro de 2018
(86)995258210
Educação
Presidente do SINTE-PI, núcleo de São João do Piauí, fala sobre vista a unidades escolares
09/02/2018 10h36

A presidente do SINTE-PI, núcleo São João do Piauí, fala sobre as visitas que vem fazendo às unidades escolares do ensino público do Estado. Maria Creusa concedeu entrevista ao PORTAL MANDACARU e falou sobre o estado de greve, deflagrado pelo sindicato dos servidores em educação do Piauí.

Há duas semanas, o SINTE-PI aprovou, por unanimidade, em assembleia geral, o estado de greve dos servidores em educação do Piauí, depois de ter tentando um canal de diálogo sobre o PISO do magistério e sobre conquistas dos demais servidores.

Maria Creusa, mais conhecida como “Puluca” falou sobre como está sendo visitar os colégios da rede pública de ensino para que haja um convencimento sobre o movimento, em torno de uma possível greve no estado.

Reportagem: Por que o SINTE está indo de colégio em colégio falar sobre a greve?

Maria Creusa: porque se agente marca uma assembleia vai poucos aí optei por visitar as escolas na semana pedagógica porque atinjo todos!

Reportagem: Por que o sindicato não mobiliza os professores efetivos da ativa e os aposentados para apoiar o movimento grevista?

Maria Creusa: Quando de fato a greve acontecer, quero tentar porque estamos em estado de greve é muito difícil, mas não e impossível.

Reportagem: A senhora tem encontrado resistência em alguma unidade escolar, por parte de diretores, ao explicar os motivos da greve?

Maria Creusa: Por incrível que pareça em uma escola por parte da diretora, porque esta perdendo aluno.

Reportagem: A greve é legítima?

Maria Creusa: Dia 19 tem uma assembleia em Teresina de for dragada, a  greve só vai ser declarada dia 23 depois das 72 horas.

Reportagem: Por que o governo, anualmente, deixa a Educação acenar que vai entrar em greve?

Maria Creusa: Desde novembro que o SINTE vem tentando uma audiência. Foram feitos vários ofícios, mas ele não sinalizou em nem um.

Reportagem: O governo diz que não tem recursos para pagar o PISO ,de imediato, isso é verdade?

Maria Creusa: É o que ele diz! Mas nós sabemos que não é verdade!

Reportagem: O que a senhora e o SINTE esperam do governo e dos servidores, sobre o tema greve, neste ano?

Maria Creusa: Em São João estou achando um pouco difícil  devido aos 90% de seletista nas escolas,  mas vou tentar fazer ,porque se uma escola tem 3(três), quebra totalmente a escola . Por exemplo, em Simplício Mendes, lá tem uma escola de tempo integral que agente fecha as portas porque não tem um seletista. Então vamos tentar fazer a greve em nossa Regional.

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium