São João do Piauí, 21 de junho de 2018
(86)995258210
Colunistas
JOE
 JOE
Joe é formado em Letras Inglês pela UESPI e Bacharel em Administração Pública pela UFPI. Ele escreve sobre Política e Administração, diariamente.
O governo se esconde atrás da LRF para não reajustar o PISO
03/03/2018 20h18

O governo do Estado desde 2015, quando assumiu o comando do executivo piauiense, vem dando o seu recado aos professores. Alegando sempre a impossibilidade de conceder o aumento previsto em lei, o PISO salarial dos professores está sendo, ano após ano, objeto de negociações na mesa redonda, no Palácio de Karnak.

A situação do Piauí é anda mais delicada, quando se leva em conta uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta o Piauí como o segundo Estado da Federação, com o maior número de analfabetos, com idade entre 15 anos ou mais, no Brasil. Os números  deviam chamar a atenção e ter um peso significativo nas decisões do governo, que prefere assistir ao sacrifício de milhares de alunos da rede pública de ensino estadual, começarem o ano letivo, em meio à greve na Educação.

O governo tem conhecimento dos números, mas não enfrenta a realidade e prefere usar a mídia como vetora da propaganda enganosa que deseja veicular. A prova disso está no reajuste que ele deu aos professores da estadual de ensino: auxilio alimentação, um reajuste que não foi recepcionado pela classe.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação-SINTE, por sua vez, se recusa a aceitar um acordo unilateral do feito pelo governo, que poderá, a qualquer, momento pedir a ilegalidade da greve dessa classe.

O governo de Wellington Dias tem usado dois discursos para não dar o reajuste previsto em lei ao magistério do Piauí: um, que o estado está no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF); o outro, ao contrário do primeiro, cria coordenadorias e agencia, com nomeações de seus diretores. Com essa manobra, o governo se esconde atrás da LRF para justificar o seu compromisso em reajustar o PISO dos professores.

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas da coluna
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium