São João do Piauí, 22 de abril de 2018
(86)995258210
Colunistas
JOE
 JOE
Joe é formado em Letras Inglês pela UESPI e Bacharel em Administração Pública pela UFPI. Ele escreve sobre Política e Administração, diariamente.
Querem tomar a Universidade do Delta do Parnaíba de Paes Landim
Querem tomar a Universidade do Delta do Parnaíba de Paes Landim
24/03/2018 14h24

A luta do deputado Paes Landim em torno da criação Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), a partir do desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI), tem encontrado certos desencontros de informações, depois que a Câmara aprovou a criação da UFDPar.

Sem sectarismos ou interesses pessoais, há que se destacar que a luta de Paes Landim (PTB), em busca dessa magnifica realização não é de hoje. Ela já é de longa data.

Em 2016, quando do impeachment de Dilma Rousseff, há quem diga que Landim, além de ter sido fiel às suas convicções políticas ao lado da presidente, durante o seu mandato, como chefe do executivo do país, teria votado contra o afastamento da Presidenta porque ela lhe teria prometido ajudado na conquista do projeto da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Landim não conseguiu sozinho. Destaque-se também, a relatoria do deputado Átila Lira, na Comissão de Educação, em 19 de outubro de 2016, aprovou unanimemente a proposição do PL 5272/2016, naquela oportunidade.

Outro nome da política regional que deve ter o seu nome lembrado, é o do deputado Júlio César (PSD). Como se sabe, o ministro da Educação, Mendonça Filho, filho de Pernambuco, não mediria esforços para que um projeto ousado como o da UFDPar fosse implantado na Universidade Federal, no agreste de seu Estado, quando projeto correu sério risco de não ter o andamento esperado nas Comissões.

De acordo com o texto, enviado pela ex-presidente Dilma Rousseff, a universidade será integrada pelo campus de Parnaíba, com a transferência automática dos cursos de todos os níveis e dos alunos regularmente matriculados, assim como os cargos ocupados e vagos do quadro de pessoal da Universidade do Piauí alocados nesse campus.

À época da relatoria de Átila Lira, já se tinha a tinha a dimensão do quanto a implantação da universidade atenderia a microrregião do litoral piauiense, que tem área de 9.658 km² e população de 303,5 mil habitantes, segundo o censo do IBGE de 2010.

Mas foi no dia 19, terça-feira, que o deputado Paes Landim (PTB-PI) apresentou em Plenário, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, parecer favorável ao projeto.

Noticias desencontradas e sem o menor grau de informações precisas e justas sobre o que foi o Projeto de Lei (PL 5272/2016), que teve o engajamento incondicional de Paes Landim, desde seus primeiros trâmites, nas comissões por onde passou e foi prontamente aprovado, foram veiculadas recentemente.

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas da coluna
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium