São João do Piauí, 25 de março de 2019
E-mail: redacao@portalmandacaru.com.br
(86)995258210
Justiça
STF rejeita denúncia contra Jucá por propina em investigação da Zelotes
STF rejeita denúncia contra Jucá por propina em investigação da Zelotes
27/03/2018 23h57

Jucá e o empresário Jorge Gerdau haviam sido denunciados ano passado pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por corrupção e lavagem de dinheiro.

Por unanimidade, os ministros da Segunda Turma seguiram o voto do relator, ministro Edson Fachin, para o qual não havia elementos para que denúncia fosse recebida e os dois virassem réus.

Em nota, o advogado do senador, Antonio Carlos de Almeida Castro, disse que desde o início pretendeu-se criminalizar a política com essa investigação. Kakay, como é conhecido, criticou a atuação do MPF.

“O que é pouco republicano é o uso abusivo do poder de denunciar. O Congresso Nacional tem a relevante função de impor o equilíbrio entre os Poderes”, disse.

Há duas semanas, a Primeira Turma do STF havia aceitado outra denúncia do Ministério Público e transformou Jucá em réu sob a acusação de pedir e receber propina para atuar em favor da Odebrecht na tramitação de duas medidas provisórias no ano de 2014.

Segundo a acusação, também feita por Janot, o pagamento da propina foi feito por meio de uma doação de 150 mil reais ao então diretório do então PMDB de Roraima - esse repasse depois bancou a campanha do filho de Jucá, Rodrigo, então candidato a vice-governador daquele Estado.

Em troca, segundo a PGR, o senador atuou para alterar legislações tributárias de interesse do grupo Odebrecht em duas iniciativas legislativas.

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: redacao@portalmandacaru.com.br

© Copyright 2019 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium