São João do Piauí, 15 de julho de 2018
(86)995258210
Colunistas
NA MIRA DA POLÍTICA
NA MIRA DA POLÍTICA
Zé da Luz é formado em Licenciatura Plena em Filosofia, com complementação em História Geral e do Brasil e especialista em Pedagogia Escolar.
Corrupção e complacência
12/05/2018 18h00

Meus caros leitores, o objetivo principal da exploração desse tema é levar a todos vocês a uma reflexão mais profunda a respeito da trajetória cronológica, ou seja, na linha do tempo da História da corrupção no Brasil.

Para nós, não resta nenhuma dúvida de que a corrupção no nosso país é um "vício" herdado de Portugal e Espanha, resultado de uma relação meramente patrimonialista entre Estado e sociedade ao invés de adotar os valores e princípios de um mundo ocidental protestante, voltado para uma ética dos deveres e do trabalho.

Podemos observar a partir de uma visão Histórica que já no século XVII, o padre Antônio Vieira denunciou através do Sermão do Bom Ladrão, onde ele expõe corajosamente as demandas praticados por colonos e administradores no Brasil: "O ladrão que furta para comer, não vai, nem leva ao inferno; os que não só vão, mas levam, de que eu trato, são outros ladrões, de maior calibre e de mais alta esfera."

Existem também outros relatos de corrupção nas mais altas esferas de poder no período colonial/Imperial do Brasil, quando o país ainda era uma Monarquia. Na primeira metade do século XIX, o seguinte verso corria pelas ruas do Rio de Janeiro: "Quem furta pouco é ladrão. Quem furta muito é Barão. Quem furta muito e esconde, passa de Barão a Visconde."

A corrupção no Brasil atinge diretamente o bem estar dos cidadãos brasileiros quando diminui os investimentos públicos na saúde, na educação, em infraestrutura, na segurança pública, habitação, entre outros direitos essenciais à vida e fere frontalmente Constituição Federal, quando amplia a exclusão social e a desigualdade econômica no nosso país. Portanto, meus amigos, enquanto houver Complacência, cumplicidade e foro privilegiado para aqueles que se dizem ser representantes do povo, dificilmente será estancada a corrupção que se tornou sistêmica no Brasil.

Temos que unir as nossas forças na esperança que teremos em um país muito melhor para viver.                

Aguardemos os próximos capítulos.

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas da coluna
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium