São João do Piauí, 20 de fevereiro de 2019
E-mail: redacao@portalmandacaru.com.br
(86)995258210
Economia
DOC ou TED? Confira as diferenças entre essas operações financeiras
DOC ou TED? Confira as diferenças entre essas operações financeiras
03/06/2018 23h24

Precisa fazer transferência entre contas e fica a dúvida entre usar o DOC ou o TED? Leia e entenda o que significa cada um e qual a diferença entre eles.

O DOC (Documento de Crédito) é uma transferência bancária que se limita a R$ 4.999,99 e só pode ser feita por instituições autorizadas pelo Banco Central. O DOC leva um dia útil para concluir a operação.

A Transferência Eletrônica Disponível (TED) foi criada em 2012 com o objetivo de dar mais agilidade às transferências entre bancos. Desde 2016 não tem valor máximo para o envio de valores. A operação é concluída no mesmo dia se for realizada até às 17h. Se o agendamento for feito após esse horário, o valor só cairá na conta do beneficiado no dia seguinte.

Tanto para fazer o DOC ou o TED é preciso informar o nome completo do beneficiário, CPF ou CNPJ, os dados bancários (banco, agência e conta) e o tipo de conta (corrente ou poupança).

A maioria dos bancos faz DOC e TED nas agências, internet banking, caixas eletrônicos, aplicativo do banco ou por telefone.

É sempre importante conferir se todos os dados estão corretos antes do envio do dinheiro. Em caso de diferença entre as informações fornecidas no momento da operação e os dados do banco, o cancelamento da operação será automático. No caso da TED, o valor deve ser devolvido no mesmo dia. Já o DOC pode levar até dois dias para o retorno. Na dúvida, vale entrar em contato com o banco.

QUANDO USAR O DOC OU O TED?

Tudo depende do valor a ser transferido, da urgência e das taxas bancárias. A tarifa cobrada pelos bancos costuma ser a mesma para ambas as operações. Mas há variação dos valores cobrados entre bancos, vale conferir o pacote oferecido porque em alguns casos não há cobrança por esse serviço.

Outra dica é verificar o valor cobrado pelas transferências realizadas via internet ou caixa eletrônico, em alguns casos, as taxas são menores que em uma agência bancária.

FONTE: R7
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: redacao@portalmandacaru.com.br

© Copyright 2019 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium