São João do Piauí, 18 de outubro de 2018
(86)995258210
Economia
DOC ou TED? Confira as diferenças entre essas operações financeiras
DOC ou TED? Confira as diferenças entre essas operações financeiras
03/06/2018 23h24

Precisa fazer transferência entre contas e fica a dúvida entre usar o DOC ou o TED? Leia e entenda o que significa cada um e qual a diferença entre eles.

O DOC (Documento de Crédito) é uma transferência bancária que se limita a R$ 4.999,99 e só pode ser feita por instituições autorizadas pelo Banco Central. O DOC leva um dia útil para concluir a operação.

A Transferência Eletrônica Disponível (TED) foi criada em 2012 com o objetivo de dar mais agilidade às transferências entre bancos. Desde 2016 não tem valor máximo para o envio de valores. A operação é concluída no mesmo dia se for realizada até às 17h. Se o agendamento for feito após esse horário, o valor só cairá na conta do beneficiado no dia seguinte.

Tanto para fazer o DOC ou o TED é preciso informar o nome completo do beneficiário, CPF ou CNPJ, os dados bancários (banco, agência e conta) e o tipo de conta (corrente ou poupança).

A maioria dos bancos faz DOC e TED nas agências, internet banking, caixas eletrônicos, aplicativo do banco ou por telefone.

É sempre importante conferir se todos os dados estão corretos antes do envio do dinheiro. Em caso de diferença entre as informações fornecidas no momento da operação e os dados do banco, o cancelamento da operação será automático. No caso da TED, o valor deve ser devolvido no mesmo dia. Já o DOC pode levar até dois dias para o retorno. Na dúvida, vale entrar em contato com o banco.

QUANDO USAR O DOC OU O TED?

Tudo depende do valor a ser transferido, da urgência e das taxas bancárias. A tarifa cobrada pelos bancos costuma ser a mesma para ambas as operações. Mas há variação dos valores cobrados entre bancos, vale conferir o pacote oferecido porque em alguns casos não há cobrança por esse serviço.

Outra dica é verificar o valor cobrado pelas transferências realizadas via internet ou caixa eletrônico, em alguns casos, as taxas são menores que em uma agência bancária.

FONTE: R7
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium