São João do Piauí, 16 de novembro de 2018
(86)995258210
Colunistas
JOE
 JOE
Joe é formado em Letras Inglês pela UESPI e Bacharel em Administração Pública pela UFPI. Ele escreve sobre Política e Administração, diariamente.
De onde vem tanto poder conferido a W.Dias ?
22/06/2018 19h20

Fazer orbitar em torno de si dezenas e centenas de políticos, muitos com um currículo invejável por serem profissionais da política, há décadas, não é pra qualquer um. Aqui no Piauí, vai entrar para a história o poder ilimitado de um político como Wellington Dias (PT).

Na manhã do dia 20, a Assembleia Legislativa do Piauí anulou a sessão do dia 6, que derrubou o veto do governador Wellington Dias. Pelo veto, o governo se negava a conceder reajuste de  6,81% nos salários dos professores da rede pública de ensino estadual. Um fato que vai entrar para história do parlamento estadual e abre um precedente perigoso, nas votações da Casa legislativa piauiense.

De onde vem tanto poder conferido a Wellington Dias? A resposta está nos cenários políticos nacional e estadual. No primeiro, centenas de deputados federais ou estão sendo investigados ou já estão respondendo a processos. No segundo, o desgaste e a falta de um desempenho parlamentar podem ser as explicações mais lógicas. Afinal de contas, estar à sombra do poder parece  ser um caminho menos difícil, até mesmo para permanecer no poder. E W.Dias sabe disso.

A anulação da derrubada do veto que até mesmo deputados da base do governo votaram e aprovaram, mostra não somente que Wellington tem poder ilimitado, como também traduz a submissão da Assembleia Legislativa, como Casa incumbida de elaborar leis e de  fiscalizar as ações do executivo estadual, tem chancelado poderes absolutos a Wellington.

Com esse acontecimento nefasto e serviçal de parlamentares da base do governo, a Alepi se transforma em um parlamento sem ressonância dos anseios do povo para se transformar em uma caixa de eco dos interesses do Karnak. Além disso, a conotação e o papel natural e constitucional desse parlamento foram desfigurados, ao longo de três anos e meio.

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas da coluna
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium