São João do Piauí, 26 de setembro de 2018
(86)995258210
São João do Piauí fica na 82ª posição, atrás de Gervásio e de Ribeira no índice FIRJAN
30/06/2018 23h12

A Firjan divulgou esta semana, Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), ano base 2016. De acordo com a Federação, a crise econômica que atinge o Brasil fez com que o desenvolvimento dos municípios retrocedesse três anos, ficando abaixo do patamar de 2013. O índice revelou  também o fechamento de postos formais de trabalho e a menor evolução nas áreas de Educação e Saúde em 10 anos.

Educação e Saúde continuaram avançando em todos os anos da série histórica, embora em percentuais mais baixos em 2016, demonstrando que a retração econômica também gerou impactos sociais. Em Educação, o destaque ficou com São Paulo, onde 99,4% dos municípios apresentaram alto desenvolvimento. Entretanto, devido à forte desigualdade regional, a média nacional ficou em 0,7689, patamar moderado, com Pará, Maranhão e Bahia na lanterna.

Em geral, o país está bem longe das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), monitoradas pelo IFDM. A meta, por exemplo, de universalizar a educação na pré-escola para crianças de 4 e 5 anos poderá ser atingida somente em 2035, caso o crescimento observado de 2014 a 2016 se mantenha. Em 2016, 1,2 milhão de crianças nessa faixa etária estavam fora da escola.

Em Saúde, o destaque fica com o Rio Grande do Sul, que possui 85% dos municípios com grau máximo de desenvolvimento. Mas, novamente, as desigualdades regionais jogaram o índice para baixo (0,7655), com Amazonas, Pará, Maranhão e Bahia entre os piores.

No Estado do Piauí, que abrange 224, as cidades com dados disponíveis  e que apresentaram os melhores índice, segundo o IFDM, foram Teresina, Buriti do Montes e Piripiri.

A cidade de São João do Piauí ficou em terceiro lugar, levando-se em conta as cidades do seu entorno. De acordo com os números, Capitão Gervásio Oliveira ocupou a 69º posição, Ribeira do Piauí a 77ª posição, enquanto São João do Piauí ficou em 82ª posição, no ranking estadual. Logo atrás, vêm as cidades de Campo Alegre do Fidalgo 83ª posição, Pedro Laurentino178º posição e  de Nova Santa Rita 188ª posição, a nível estadual.

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) não avaliou a cidade de João Costa, devido à não disponibilidade de dados referentes  Emprego e renda no município. A cidade de Lagoa do Barro, do entorno de São João do Piauí, também não apareceu no índice.

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas do blog
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium